Pesquisar este blog

domingo, 21 de novembro de 2010

Contos marroquinos modernos e Primavera dos Livros

SPOILER FREE

Bom, para falar desse livro, preciso dar uma volta... eu ganhei um exemplar da minha mãe, que o comprou na feira Primavera dos Livros, que aconteceu há pouco mais de um mês no Palácio do Catete.

Ela ainda me deu um monte de panfletos da feira e da editora, dizendo que a feira era maravilhosa e que eu não podia perder etc etc etc. Em suma, acabei indo na feira, com apenas 1 hora para visitá-la, pois tinha outro compromisso depois (que nem me lembro mais qual era).

Achei a feira muito boa, bem organizada, as editoras eram realmente menores e muitas trabalhavam com títulos bem alternativos. Obviamente saí de lá com quase meia dúzia de livros (em 1 hora de feira! Imagine se tivesse ficado mais...), e uma impressão chata da editora do Contos Marroquinos. Os panfletos da editora prometiam uma editora voltada a obras árabes, com vários títulos diferentes e/ou exclusivos. O único livro interessante dela era o que minha mãe tinha me dado. Sério. Tinha também um dicionário português-árabe e um outro livro de contos de um autor brasileiro(!). E era basicamente isso. Fiquei decepcionada.

Achei muito mais títulos árabes em outra editora (a que edita hoje os livros do Atiq Rahimi).

Mas agora vamos ao livro, que resolvi ler agora só porque estou atrasada com minha meta anual (ele é bem fininho). Bom, para não ser injusta, obviamente que a temática me interessa muitíssimo, já que adoro a literatura árabe (como vocês já devem ter percebido).

O livro realmente é moderno, com contos em estruturas bem modernas e temática social, com ênfase na miséria e sentimento de invasão estrangeira no Marrocos, o que por si só torna o livro muito interessante. Cada autor tem apenas um conto publicado no livro, e cada um tem um estilo bem particular,o que deixa a leitura bem variada, além de mostrar o pluralismo dos escritores marroquinos.

Particularmente, gostei muito do primeiro conto, História da cabeça decepada, e dos contos O guardião do museu e O louco das rosas. Para mim são os melhores do livro. Outros, como Sete sinos para o tempo das laranjas, são um pouco surreais ou, se preferir, modernos demais para o meu gosto.

Em outras palavras, o livro tem seus altos e baixos, mas é uma oportunidade para quem quer ver como a literatura anda no Marrocos, já que temos tão pouco acesso a ela. Vale a pena a leitura.

Nota 8

2 comentários:

  1. eu quero ler com os meus alunos uma históriaque é :"Contos com um mundo de esperança "

    ResponderExcluir
  2. Desconhecia esse livro... mas parece ser interessante para crianças mesmo. Informações aqui: http://www.wook.pt/ficha/contos-de-um-mundo-com-esperanca/a/id/34639

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: