Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O visconde partido ao meio

SPOILER FREE

Do jeito que anda a confusão da minha vida, só mesmo apelando para livros como esse, do italiano Italo Calvino, que é bem fininho, para tentar chegar na minha meta anual... mas quem dita as regras sou eu, né? Ainda bem, senão estaria em apuros rsrsrsr

Aparentemente, esse livro foi o primeiro que o autor escreveu usando narrativa fantástica, e assim conseguiu o seu primeiro sucesso literário. E vou te dizer que para primeiro livro do estilo, está fantástico. Mas é Italo Calvino, não teria como ser diferente.

A história em si é bem simples, e bem óbvia pelo título do livro e pela contra-capa. O que traz aquela mágica são os detalhes (sempre os detalhes), que dão o colorido típico do autor. Inclusive essa obra me lembrou muito outro título dele, O barão nas árvores, que também é muito divertido, e também tem como personagem principal um nobre excêntrico (mais excêntrico, na verdade, visto que no caso do barão foi uma escolha, enquanto no do visconde foi uma fatalidade). O livro trata dos extremos que existem dentro de todos nós, e de quebra deixa visível como as pessoas boazinhas demais são tão sem graça (não é verdade?).

Melhor não dizer mais do que isso, porque o livro é tão pequeno que é difícil falar dele sem dar spoiler, é o tipo de leitura ideal para quem está com pouco tempo ou que curte contos. Dá para ler de uma vez só com tranquilidade, se você tiver tempo disponível (eu li no metrô, então não deu), e é uma história bem leve e engraçada.

Nota 9

Um comentário:

Deixe sua opinião/crítica/comentário: