Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A Discovery of Witches - A descoberta das bruxas



SPOILER FREE

Pois é... mais um caso estilo Crepúsculo na minha vida.

O livro é melhor do que Crepúsculo, não há dúvidas sobre isso, é mais embasado, faz mais sentido e os personagens são bem mais legais (nada de vontade de matar nenhum personagem, nem sair rasgando loucamente o livro), mas ainda assim não é bom.

E copia Twilight.

Quer ver? Olha só: temos vampiros (que podem sair a luz do dia e nem sempre se alimentam de sangue humano. Ponto positivo? Não brilham e não têm olhos de cores bizarras). Temos pessoas com super-poderes (ponto positivo: são bruxas! faz sentido!). Há um relacionamento amoroso entre vampiro/"humana", onde não se consuma as coisas (ponto positivo: faz mais sentido aqui!!!!). E mais um monte de coisas que é melhor não comentar pra não dar spoiler. (o resto que eu disse aqui não é spoiler, está na contracapa do livro!)

Mas a pior parte, de longe, muito longe, são as explicações genéticas para as coisas. Detesto quando fazem isso, me senti lendo a parte ruim da Hora das Bruxas da Anne Rice novamente. Mas não se preocupe, ainda piora nesse quesito, a autora consegue.

Fora o quesito "coisas erradas que não deveriam ter sido escritas", a autora parece sofrer de mudanças de opinião ao longo da história, os personagens são meio esquisofrênicos, fazem coisas demais (mas não são constantes nessas coisas), são experts em um excesso de coisas, sei lá, é estranho. Tudo bem que ninguém ali é humano no sentido literal da palavra, mas acho que ela exagerou. Fora os personagens que simplesmente somem... e depois aparecem do nada (sabe aquela sensação scooby-doo?).

Ah, e também dá aquela vontade louca de não largar mais para saber o que vai acontecer. Fiquei muito triste quando vi que o livro tinha uma continuação que ainda não foi lançada, fora que a forma que o livro termina é cruel de tanto atiçar a curiosidade! E eu detesto ter que esperar para conseguir a continuação de uma história, é por isso que ainda nem comprei os livros de Guerra dos Tronos (nesse caso específico rola um medo do autor morrer antes de terminar de escrever também).

No geral, nota 7,5.

Um comentário:

  1. Também achei bem parecido com a Hora das Bruxas... tinha partes que eram cansativas e tive vontade de desistir quando ficava EXTREMAMENTE meloso... mas depois da metade do livro ele fica muito bom! Demorei 4 semanas nas primeiras 300 páginas e 2 dias nas últimas 300... não vejo a hora de sair o segundo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: