Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Como água para chocolate


SPOILER FREE

Por onde começar?

Esse foi um livro indicado pelo pessoal do Desafio Literário 2012, para o tema literatura gastronômica, e eu confesso que estava com um certo receio de ler, pois parecia muito, mas muito água com açúcar, ou melhor, muito água para chocolate. E eu enjôo fácil com excesso de açúcar. E depois de ter lido o livro anterior, fiquei com medo de cair no mesmo estilo, e, por consequência, não gostar da leitura.

Para minha grande felicidade, Como água para chocolate é LITERATURA, esquece auto-ajuda, romance mulherzinha ou coisa que o valha, é leitura de primeira.


Tem seus momentos mulherzinha? Tem, claro. Mas a qualidade da escrita da Laura Esquivel (xará do meu coração, virei sua fã :-) ) faz valer a pena cada palavra. A forma como ela literalmente mistura as receitas à história é coisa de mestre, só uma grande escritora poderia fazer com tanta desenvoltura.

E mesmo assim a leitura é leve, deliciosa e simplesmente imperdível. Como pude ficar tanto tempo sem ler isso? Já aviso que não empresto esse livro. Mesmo que eu nunca venha a preparar nenhuma das receitas, não só por conta da trabalheira, mas também porque detesto qualquer coisa que leve pimenta, o que me impede de apreciar comida mexicana.

Nesse momento penso que até valeu a pena a descompensação que tive na virada do ano, que está me mantendo presa em casa (nesse lindo dia de sol...), mas que não me impede de ler algo tão maravilhoso.

Em tempo, odeio a Mamãe Elena com todas as minhas forças e morro de pena da Tita. Na minha família esse tipo de coisa jamais aconteceria, minha tataravó, por exemplo, em pleno século XIX fugiu do Rio Grande do Norte para se casar com o amor da vida dela no Rio de Janeiro. Preciso dizer mais alguma coisa sobre as mulheres da família?

Nota 9,5! Com louvor!

8 comentários:

  1. Eu tenho um dela com gravação que é a sua cara,

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha visto o filme, mas definitivamente não é a mesma coisa!
    Opa... muito me interessa um novo livro dela :-)

    ResponderExcluir
  3. Laura, este é o próximo da minha lista, e fico muito feliz em saber que leitura de qualidade o que me espera... Comecei o meu DL 2012 muito bem, e espero continuar por esse caminho com Como Água para Chocolate.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler este livro, e sua resenha confirma isso!!! Excelente escolha.

    ResponderExcluir
  5. Ulálá...eu gosto de ver empolgação. Já estava querendo ler há tempos, a resenho veio reforçar essa vontade.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Não achei tão bom assim. Ok, a Laura não escreve necessariamente mal, mas ela não situa o leitor em relação ao tempo e nem se dá ao trabalho de descrever suas personagens. Além disso, criou um dramalhão mexicano que é demais para a minha pouca paciência com mulheres que vivem chorando pelos cantos porque perderam o amor ou algo assim. É muito novela do SBT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... eu não concordo... não vejo tanta necessidade de situar o leitor no tempo (esse não é um romance histórico) nem de ficar horas descrevendo os personagens. Os personagens você conhece conforme eles vão interagindo e reagindo a cada situação, não precisa ter uma ficha corrida de cada um. A história em si é um pouco dramática mesmo, mas achei muito mais suave em termos de mulheres choronas que o filme (ponto positivo para o livro), e em comparação com o livro que li logo antes e os que li no final do ano passado. Posso ter ficado um pouco influenciada nessa comparação... mas não achei chato, como costumo achar dramalhões mexicanos tipo novela do SBT. Mas, ei, ela é mexicana, né? rsrsrsrs (desculpe, não resisti à piada)
      :-)

      Excluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: