Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Musashi - livro 3 - As duas forças . A harmonia final


SPOILER FREE

Finalmente terminei Musashi! E como valeu a pena... a obra toda é maravilhosamente escrita! O crescimento de Musashi é visível ao longo dos livros e o que ele se torna é algo realmente admirável! Todas as descrições sobre a forma de pensar dos personagens, e do japonês em geral, também é fantástica! E toda a trama é obviamente oriental, e todos os detalhes são bem típicos, o que torna a leitura exótica em algumas passagens e extremamente agradável.

É o tipo de livro que você termina feliz e triste ao mesmo tempo, porque você não vai mais acompanhar aqueles personagens... e levando em consideração o tamanho da obra completa (são 2 volumes de aproximadamente 700 páginas e mais um de 500), você tem tempo mais que suficiente para se apegar. Dá vontade de voltar imediatamente ao primeiro livro e ler tudo novamente.

Para aqueles que curtem literatura e/ou cultura oriental é um prato cheio e não dá para não ler! E as descrições são tão lindas que você vai ficar morrendo de vontade de visitar o Japão... Se for um terço do que o autor descreve já será inesquecível.

Nota 10!!!! E com louvor!

5 comentários:

  1. Sabe que há um tempo que estava querendo ler um livro janponês?? Só que da um pouco de preguiça os tres volumes... Mas para uma nota 10 deve ser bom!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, na literatura japonesa Musashi é um grande marco! E é um romance bem típico oriental (tem que saber disso para entender o porque de algumas coisas, como o foco nos sentimentos e nas razões por trás das ações), e é leve de ler. Vale muito a pena :-)

      Excluir
  2. Musashi é com certeza viciante... Como no meu celular não coube os tres volumes, tive que dividi - lo em 7 livros... mas vale cada segundo

    ResponderExcluir
  3. me diz uma coisa, você disse no post acima, que são dois volumes, estou terminando o segundo, e pesquisando vi a existência deste terceiro, o que seria ele de fato? A continuação do segundo? Sendo portanto 3 volumes, correto ou não?! O livro é maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Então, no primeiro post de Musashi - http://leiturasdelaura.blogspot.com.br/2012/02/musashi-livro-1-terra-agua-o-fogo.html - eu mencionei que no Brasil existem 2 edições diferentes da saga, uma com 2 volumes e outra com 3. A que eu tenho é a de 3 volumes. É essa edição que usei também para ilustrar os 3 posts. Seguem os links abaixo:
      http://leiturasdelaura.blogspot.com.br/2012/02/musashi-livro-1-terra-agua-o-fogo.html
      http://leiturasdelaura.blogspot.com.br/2012/02/musashi-livro-2-o-vento-o-ceu.html
      http://leiturasdelaura.blogspot.com.br/2012/02/musashi-livro-3-as-duas-forcas-harmonia.htm

      Excluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: