Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de abril de 2012

The Hunger Games


SPOILER FREE

Eis um livro que eu peguei para ler correndo só para poder assistir ao filme! E dessa vez li no computador, porque não dava tempo de esperar o livro chegar rsrsrsrs

O livro em si é perturbador, porque traz um mundo pós-apocalítico extremamente possível, com direito a territórios reduzidos por conta do aumento dos mares e a reality shows de partir o coração. As personagens são todas interessantes, apesar da história se limitar a ser contada do ponto de vista da protagonista, mostrando como o ser humano é capaz de se adaptar para sobreviver. E como se adapta... sendo capaz de aceitar o inaceitável. Mas aí é que entra a grande graça do livro: até onde somos capazes de aceitar o inaceitável? Mais do que sobre um jogo violento e um mundo pós-apocalítico, Hunger Games, ou Jogos Vorazes em português, é sobre os limites do ser humano.

Escrito de uma forma leve para uma ficção científica e com uma quantidade de violência controlada (não chega perto da descrição de cenas violentas e sanguinárias de diversos serial killers, mas ainda assim tem muito sangue), é o tipo de livro que você não consegue largar antes de terminar, e como ele ainda por cima é curto, você termina bem rapidinho. E quer começar logo o segundo!!! Totalmente viciante... até sonhei com ele!

Agora uma dica: quem quiser ver o filme e deixar para ler o livro depois: não recomendo! Perde boa parte da graça do livro. E quem já leu o primeiro livro e quer ver o filme, outra dica: comecem pelo menos a ler o segundo livro antes de ver o filme, porque tem spoiler! O que eu achei bom, veja bem, a autora ajudou a escrever o roteiro do filme (que ficou muito bem adaptado por sinal) e resolveu dar uma pincelada do que acontece no segundo livro para ajudar a platéia a entender a ambientação. Ficou muito bom.

Nota 9,5

Um comentário:

Deixe sua opinião/crítica/comentário: