Pesquisar este blog

domingo, 8 de abril de 2012

Sombras da Romãzeira


SPOILER FREE

Esse é o primeiro livro do Quinteto Islâmico do escritor Paquistanês Tariq Ali. É também o primeiro livro de abril do Desafio Literário, cujo tema do mês é Escritor Oriental! A ideia é conseguir ler todo o quinteto esse mês... será que vou conseguir?

Bom, Tariq Ali é um escritor nas horas vagas, sua principal ocupação é dar palestras sobre política no/para o Oriente Médio, além de ser editor da revista de esquerda New Left Review (muito boa, por sinal, vale a pena uma visita no site deles). Isso explica em grande parte as escolhas do autor para as suas histórias, além, é claro, do partido claro que ele toma dos muçulmanos.

Veja bem, eu concordo que o que os espanhóis fizeram na Espanha Moura (e também na América Latina, não vamos esquecer de nós mesmos, né?), foi simplesmente barbárico, e criminoso. Não estou querendo discutir esse ponto. Mas justamente por tomar partido "demais" dos mouros, a defesa do autor fica enfraquecida. Isso é um ponto.

Outro problema do livro é a edição brasileira. Porca, simplesmente porca. Não sei o que aconteceu na editora, devem ter demitido o copydeskista (nem sei se é assim que escreve) e ter deixado toda a revisão na mão do estagiário e com um prazo que, coitado, nem se ele quisesse conseguiria fazer um bom trabalho. É a única explicação que eu consigo encontrar para esse desastre. Temos conjugações loucas, masculinos trocados com femininos adoidado, erros de tradução óbvios (porque não faz sentido!!!), erros dramáticos de ortografia e de concordância. Uma festa!

Bom... se você conseguir relevar essas coisas, a leitura é muito boa! O autor passa pela consciência de diversos personagens (inclusive femininos! Aliás, adorei os personagens femininos do livro! Fiquei muito feliz de ver algo mais positivo relacionado às mulheres vindo de um autor oriental-muçulmano) de uma forma brilhante! A história em si te prende, pois é emocionante! Quando você vê, já foi fisgado pelo enredo e está torcendo pelos personagens principais! E quando chega no final... bom. Eu tive dificuldade de dormir depois.

É uma pena que o quinteto não é uma sequência (é sério isso), porque você fica querendo saber o que acontece depois! Mas não tem continuação!!!! O livro seguinte é sobre algo completamente diferente... outros personagens, outra época (tipo, uns 300 anos de diferença, sabe?), outro país... é levemente enlouquecedor, mas vale a pena mesmo assim.

Nota 9 (por conta da edição porca)

2 comentários:

  1. Achei interessante, mas essa falta de cuidado com a revisão é triste, hein?
    Em todo caso, lerei se tiver oportunidade.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, tantas falhas crassas depõem contra a obra. Uma pena!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: