Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2012

A noite da borboleta dourada


SPOILER FREE

Apesar de eu não querer classificar esse livro no Desafio Literário (apesar de poder fazer isso com algum esforço, dado que os personagens são extremamente marcados por conta de acontecimentos históricos), eu não podia deixar de ler o desfecho do Quinteto Islâmico, e ainda bem que eu fiz isso! É simplesmente o melhor livro da série!

Dessa vez, talvez por conta de reclamações de leitores dos livros anteriores, a editora caprichou nessa edição, e como o Tariq Ali caprichou no texto... já viu, né? Ficou um livro absolutamente inesquecível! A história atravessa toda a vida da maior parte dos personagens, que são paquistaneses (finalmente o autor se voltou para a sua terra e cidade natal, Lahore), mas que se tornam, como o autor, cidadãos do mundo! Não sei até que ponto o autor misturou ficção com autobiografia, dado que o narrador é um escritor, mas isso simplesmente não importa, os personagens são tão ricos e complexos que você poderia ler mais de um livro sobre eles!

E dessa vez o leitor aprende um pouco sobre a história do Paquistão, sobre as suas misturas étnicas e os conflitos que isso gera, tanto culturais quanto, principalmente, religiosos, fora toda a visão que o autor passa sobre como isso tudo influencia e é influenciado pelas classes sociais e pelas interferências externas, indo desde a influência americana e inglesa a, mais atual, chinesa. E para melhor retratar esse grande mosaico, cada personagem tem características absolutamente distintas! Mas todos tem um passado e uma história em comum, que torna toda a trama possível! Coisa de mestre.

Gostei tanto tanto tanto, que dessa vez  preciso dar um 10 :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: