Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Um Sultão em Palermo


SPOILER FREE

Adorei tanto Tariq Ali que apesar de abril (tema escritor oriental) ter acabado, resolvi continuar com o seu quinteto islâmico em maio (tema fatos históricos) simplesmente porque posso! rsrsrsrs

Na verdade é porque Um Sultão em Palermo, assim como no Livro de Saladino, o autor discorre justamente sobre fatos históricos, mas dessa vez na Itália do século XII, onde os árabes foram subjugados pelos normandos e francos e um novo império foi formado por Rogério I. Eu nem sabia que tinha havido árabes na Sicília... vivendo, lendo e aprendendo!

Bom, esse livro é contado, ora vejam só, em primeira pessoa (ele curte esse tipo de narrativa!) pelo personagem histórico do cartógrafo árabe Idrisi, que fez diversas navegações e criou mapas conhecidos pela sua precisão, além de ter criado um novo sistema revolucionário de fazer mapas e localizar lugares (santa Wikipédia!). Mas isso é só um detalhe no livro!

Tariq Ali nos brinda novamente com uma narrativa deliciosa e maravilhosa, cheia de detalhes de como era a vida em Palermo na época de Rogério II e como a sociedade foi sendo modificada conforme o poder dos católicos foi aumentando na ilha. Um texto primoroso e cativante, que, como os outros livros da saga, não teve uma edição a altura. Acho que já estou me acostumando com isso, o que não necessariamente é bom.

Idrisi conta sobre suas viagens, seu relacionamento com o "sultão" Rujari (Rogério na forma árabe), com os Amires e Barões, além da sua estrutura e história familiar (que é particularmente interessante! Achei que é, sem dúvida, a parte mais legal da história). Novamente você não consegue largar o livro até terminar! Não tem uma batalha, mas é realmente cativante! O final me deixou extremamente chocada, e confesso que quase chorei, mas eu não vou dar spoiler! E no final da narrativa o autor nos brinda com um pequeno resumo do que aconteceu com a ilha após o período de vida de Idrisi, o que achei muito esclarecedor e certamente serviu para aplacar a minha curiosidade com o que teria acontecido com a sua família após a sua morte.

Fabuloso!

Nota 9,5 novamente, pelo mesmo motivo de edição ruim.

3 comentários:

  1. Laura, eu morei na Sicília, em Palermo num bairro chamado Kalsa, nome este dado pelos Árabes. Palermo é linda e a influencia dos árabes ainda é percebida até hoje. É incrível a mistura de culturas que tem aquela cidade, é um museu a céu aberto.... fascinante!

    Adorei seu blog, tenho um parecido, mas ainda não li este livro e depois de você tê-lo me apresentado, fiquei super curiosa, vou por na minha lista.....abraços

    Lenise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lenise! Que bacana você ter morado em Palermo! Deve ser uma cidade fascinante! Depois me conta o que você achou do livro para compararmos nossas impressões :-)
      Beijos!

      Excluir
  2. Estou fascinada com Tariq Ali só de ler as suas resenhas. Obrigada por mais uma bela dica! Bjs

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: