Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Flatland


SPOILER FREE

Eis um livro que eu li só porque sim! Nada a ver com Desafio Literário e sem ser nenhuma indicação! Mentira, foi a Amazon que me indicou rsrsrs

Mas é sério, quando a li a descrição do livro fiquei muito curiosa! Dizia que era sobre um quadrado que vivia num mundo de duas dimensões que depois viajava para mundos com outras dimensões (1, 3 ou 4) e que o seu autor tinha criado uma aventura matemática! Como é que eu, formada em estatística, poderia resistir a essa tentação???

Óbvio que não resisti, comprei o livro (2 míseros dólares), e li avidamente! E morri de raiva.

Não que o livro, na parte da aventura não seja legal! É. Bem interessante, o autor foi bem realista no que aconteceria no mundo proposto por ele e ficou bacana. A parte da matemática está bem explorada, tem desenhos feitos pelo autor e tudo.

Mas a construção social que ele criou... me deu raiva. Muita raiva. Mas veja bem, eu entendo que o autor era inglês e viveu no século XIX, e que isso implica em uma visão MUITO LIMITADA e hierárquica e preconceituosa da sociedade. Mas isso não torna o que ele escreveu menos pior. Fiquei PASSADA com a forma como ele vê as mulheres e as classes sociais. Quase larguei o livro antes da história realmente começar.

O caso é tão feio que o prefácio do editor vem DEFENDENDO o autor! Ah, sim, porque o editor achou que as pessoas não fossem compreender a resposta do autor à crítica de que ele não gosta de mulheres. Fala sério. Pois é.

Como diversão puramente matemática é legalzinho, como aventura é razoável. Como um todo, eu não gostei.

Nota 3. (e estou sendo bondosa)

Um comentário:

  1. É complicado mesmo. Também não consigo evitar o sentimento lendo Julio Vernes :-)) o que fazem com os animais e como tratam os negros e orientais.. HUUUU
    Como só dois dólares? e o frete? Minha wish list está enorme!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: