Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de julho de 2012

A hora da estrela


SPOILER FREE

E finalmente o ciclo de livros ruins se quebrou! AMEI A Hora da Estrela! Que livro lindo! Bom, a história não é linda, mas o livro é. Parece poesia em forma de prosa! Delícia de ler. E olha que ele vai fundo na ferida. Realmente... isso é literatura de verdade. Chico Buarque tem muito a aprender.

Confesso que eu tinha um preconceito com esse livro. Não sei explicar o porquê, mas nunca quis pega-lo para ler. Decidi superar isso por conta mesmo do Desafio Literário (talvez ranço da época de escola em que ler autores brasileiros era sinônimo de tortura?). E valeu a pena!

E sabe de mais? Ainda bem que demorei tanto tempo para lê-lo, se eu o tivesse lido na época em que ganhei o livro certamente teria detestado (não é livro para adolescente). É tão bom quando as coisas acontecem no tempo certo! Talvez eu até venha a ler novamente os autores que assombraram a minha infância/adolescência, pode ser que eu não estivesse pronta para eles (mas pode ser que fosse chato mesmo rsrsrsrs). Um dia soluciono esse mistério. Por enquanto vou curtir o gostinho pós-leitura de Clarice Lispector.

Nota 10

Em tempo, como pediram lá nos comentários uma breve descrição do livro (é tão difícil falar de história tão curta e simples que eu acho que a orelha do livro tem spoiler!): A Hora da Estrela narra parte da vida de Macabéa, uma alagoana pobre, feia, malnutrida e sem educação, que vem morar no Rio de Janeiro com a sua tia. Mas a sua morre e ela fica sozinha na cidade, tendo apenas o emprego que a sua tia arranjou para ela antes de morrer. Não vou dizer mais nada, porque acho que é spoiler mesmo :-)

7 comentários:

  1. Sobre o que fala o livro?
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala sobre a vida muito triste e simples de Macabéa, uma alagoana pobre, feia, malnutrida e sem educação que vem morar no Rio com a tia. Mas a tia morre e ela fica sozinha.
      A história em si é muito simples e triste.

      Excluir
    2. É difícil falar muito sobre o assunto desse livro sem dar spoiler, sabe?

      Excluir
  2. Já li esse livro, mas já a um bocado de tempo...Eu gostei da leitura, mesmo não me tornando uma fã de Clarice Linspector, é uma leitura meio deprimente, mas muito interessante, a pessoa que ler essa estória tem que estar preparado para uma narrativa meio introspectiva, solitária..mas eu queria saber o que aconteceria com Macabéa..enfim se disser mais alguma coisa ...hó o spoiler aí....bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Laurinha!
    Quero ler esse livro!
    Viu o filme?
    Eu já vi duas vezes por acaso. É triste mesmo.
    Bisous

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não vi o filme não Rita... é bom ou é só triste? Não consigo imaginar uma adaptação que faça justiça ao livro....
      Bjs!

      Excluir
  4. Oi, Laura. Estou tentada a ler esse também para o DL. Sua resenha é muito convincente. bjs!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: