Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

American Gods


SPOILER FREE

Pois bem... tentando vencer a preguiça de escrever essa resenha, cá estou.

Preguiça porque tenho a sensação de que fui a última a ler American Gods, e porque demorei muito mais do que o esperado/aceitável para tira-lo da prateleira. Nada como o Desafio Literário com o tema Mitologia Universal para me fazer ler esse livro :-)

E nada descreve melhor American Gods do que isso, Mitologia Universal, porque Gaiman resolveu misturar absolutamente todas as mitologias numa só história, e que história! O livro é absolutamente maravilhoso, briga por um nariz com The Graveyard Book pelo título de obra-prima do autor. Os personagens são todos fantásticos e a forma como você vai desvendando que deus é quem é simplesmente muito divertida. A trama é absolutamente genial, e eu juro que só descobri a tramóia lá no final, quando ele explica direitinho para quem ainda não entendeu rsrsrs

Confesso também que não consegui esperar e catei no Google pra descobrir quem era o deus que aparece primeiro com nome de dia de semana (nesse caso, acredito que a versão em inglês é muito melhor de ser lida mesmo, porque os nomes dos dias da semana ainda tem resquícios dos deuses, o que é muito mais divertido do que uma sequência numérica). Vergonhoso eu  ter de fazer isso, mas enfim, deu branco!

Além de ter uma trama legal e personagens muito bons, Gaiman ainda resolveu esnobar e criar uma ambientação fantástica! Pra refletir mesmo sobre o sentido de divindade! Adorei, e também me deixou pensando... ainda estou refletindo sobre o assunto até hoje. Quem criou quem? Os deuses podem mesmo morrer? Eles são criados? E se são criados, será que não criamos novos deuses sem perceber e sem tratá-los diretamente como tal, apesar de serem tratados como deuses? Nesse caso posso rezar para o Michael Jackson!!!

Enfim, delírios a parte, nota 10!!!

Um comentário:

  1. Deuses são criados o tempo e adorados pela ideário humano. Tenho muito vontade de ler o livro. Nunca li uma crítica negativa sobre ele.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: