Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Miramar


SPOILER FREE

Esse livro eu li antes da hora, eu estava guardando para o próximo mês, que no Desafio Literário o tema é escritores africanos. E como o Egito fica na África, e estou cheia de livros de autores egípcios na minha estante, resolvi fazer de novembro o mês da literatura egípcia.

Mas, como precisei viajar nesse final de semana e Graphic Novels são péssimas para se levar em viagem, resolvi mexer na minha linha do tempo da leitura (tudo bem que no momento estou lendo outro livro, mas ele parece uma bíblia, portanto também não era adequado para o avião) e Naguib Mahfuz (ou Nagib Mahfouz, depende da escolha ortográfica do tradutor) saiu da prateleira mais cedo.

E que grande escolha! Tudo bem que o autor é sempre excelente (com alguns baixos, mas nunca ruim), mas Miramar é bom demais da conta! Que delícia de livro! Primeiro, ele é aquele tipo de livro em que a história é contada pela visão de diversos personagens (uns 5 na verdade), só que cada um é tão diferente do outro que parece quase outra história! E cada personagem desvenda um pouco mais sobre a sociedade e a mentalidade egípcias... parece um grande mosaico do Egito, e o mais interessante é que apesar do livro ser bem antigo (lançado em 1967 em árabe) ele ainda é muito atual, pois muitos homens ainda pensam exatamente daquele jeito por lá, a única diferença é que agora os egípcios são mais pobres e mais religiosos, o que não é bom, mas enfim. De certa forma, é bom que o autor não esteja mais por aí para ver o que está acontecendo por lá, apesar de eu morrer de curiosidade de saber o que ele diria sobre o assunto.

Mas voltando ao livro, a história se passa em Alexandria, numa época que me parece os anos 50, e conta a história dos diversos hóspedes de uma pensão chamada Miramar, como eles acabam conhecendo um ao outro (e o que eles acham um do outro também) e confusões que essa convivência acaba por trazer. Cada capítulo é contado por um dos hóspedes, que variam desde o velhinho que não tem mais para onde ir até o jovem pegador que só quer dar um jeito de levar a "menina honrada" para a cama. E no final, há um crime! Uma reviravolta simplesmente sensacional! E a ordem dos hóspedes que narram a história é de tal forma que a cada vez que um deles conta o que aconteceu você entende um pouco melhor o que houve, até desvendar o mistério!

É de se tirar o chapéu!

Nota 10 (eu tinha dado 9,9 porque a Trilogia do Cairo é melhor, mas conversei com o maridão e ele me convenceu que eu devia dar a nota máxima apesar disso pois o livro tem os requisitos para um 10 rsrsrsrs e ele como professor entende bem de dar notas... me convenceu em menos de 2 minutos mesmo sem ter lido o livro!)

4 comentários:

  1. Vou levar esse!!! Amei o tópico. e 1967 não é antigo nada!!!!!!!!!!! humpf.:-)

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro (do Naguib Mahfouz só li o Noites das mil e uma noites), e essa coisa de vários narradores e um crime me interessou bastante. Vai para a lista de futuras leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, vale a pena a leitura, Lígia! Se você gostou do Noites da Mil e Uma Noites, certamente vai gostar de Miramar também!
      Beijos!

      Excluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: