Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Histórias para não dormir


SPOILER FREE

Eis um livro que veio parar nas minhas mãos de forma pouco convencional... eu estava numa festa de aniversário, quando um amigo meu (vizinho do aniversariante em questão) veio me falar desse livro. Como ilustrador, ele achava o livro muito bonito, o que me deixou curiosa, dado que se trata de histórias de terror! Ao ver o meu interesse, esse amigo não perdeu tempo: foi até a sua casa (alguns andares acima) e trouxe o dito cujo para que eu olhasse.

Não deu outra, passei uma parte da festa num canto bebendo dry martíni acompanhada do livro. E justamente por ser um livro de contos curtos e por ser em quadrinhos, ele não durou nada na minha mão. O que foi bom, pois ainda consegui aproveitar parte da festa!

O livro é uma coletânea de contos de mestres como Guy de Maupassant, Sheridan Le Fannu, Edward White, J. William Polidori, Catherine Crowe, Robert Stevenson e Edgar Allan Poe. Cada um tem um conto adaptado e ilustrado pelo espanhol Pedro Rodríguez (ele tem um site fofo, veja aqui).

Todos os contos são interessantes, uns mais do que outros, claro. Pessoalmente eu gostei mais do último conto, do Poe, chamado "O Gato Preto", seguido do primeiro conto, "A Mão", cujo autor me escapa da memória. Tem história de vampiro, de fantasma, algo parecido com zumbis... enfim, é uma grande salada mista da literatura de terror do século XIX, e o tempo gasto com ele é muito bem aproveitado.

Mas confesso que depois de ler Stephen King e a literatura de terror atual com seus detalhes escatológicos, os contos de terror "de antigamente" deixam de ser tão assustadores, parecendo quase infantis, mas mesmo assim não perdem o seu charme. Não chega e dar insônia como promete o título (não para mim, pelo menos, O Iluminado foi muito muito muito muito pior nesse sentido), mas é o tipo de história bacana de se contar no escuro só com uma lanterna ligada!

Nota 8,5

Um comentário:

Deixe sua opinião/crítica/comentário: