Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Desafio Literário 2013


Com 2012 quase acabando, já começou a ser organizado o Desafio Literário 2013!

2012 foi o meu primeiro ano participando do Desafio, e como eu gostei demais da experiência (apesar de não ter gostado tanto assim dos temas do ano que vem) resolvi que vou continuar participando. Cheguei a conclusão que o Desafio me motiva 1) a ler mais, o que é sempre bom e 2) a ler coisas diferentes, o que nem sempre tem bons resultados, mas a intenção é muito boa, e dizem que no final é ela que conta, né?

Então, comecei a organizar a minha lista de livros para o próximo ano. Como pretendo adquirir um e-book reader, resolvi me impor a seguinte regra: ler apenas livros que eu já tenha em casa. Confesso que fiquei algumas horas xeretando as minhas prateleiras para conseguir livros para todos os temas, e olha que o tema de dezembro do ano que vem ficou sem exemplar. Mas espero já ter o meu kindle até lá, daí poderei sanar rapidamente esse problema, abrindo uma exceção bastante justa.

Mas chega de lenga-lenga e vamos ao que interessa!


Janeiro - Tema Livre


Para aproveitar o tempo junto da família e dos amigos com muita leitura, o tema é livre! Aproveitem para escolher obras que, por algum motivo, não foram lidas no ano que se foi. Releituras não valem, pois o propósito maior do DL é desencalhar os livros daquela lista básica de leituras pendentes – que não para de crescer nunca.

Como não tem tema fixo, pretendo simplesmente ler o que der na telha :-)

Fevereiro - Livros que nos façam rir


No mês da alegria e da folia, está valendo quaisquer obras que despertem o riso pela comicidade presente no enredo.

-Viver de rir II - uma coletânea de contos de humor que eu nunca li e está encalhada a alguns anos na estante
-O Grande Mentecapto - livro que eu planejava ter lido em 2012, no mês do Prêmio Jabuti, mas que acabou ficando de fora
-O Menino no Espelho - livro adquirido por módica quantia quando uma amiga querida se mudou para o Canadá - já mencionei que adoro o Fernando Sabino?
-High Fidelity - livro comprado pelo maridão, o que é uma raridade, mas que nem ele nem eu lemos, acho que isso aconteceu porque vimos o filme...

Março - Animais protagonistas


Após as festas de fim de ano e o carnaval, quando a vida é retomada de fato, devemos ler obras cujos personagens protagonistas são os animais. Vale dizer que eles podem até compartilhar a posição de personagem principal com outros personagens humanos, mas nunca estando em menor destaque.


-A revolução dos bichos - livro herdado de uma tia minha... faz parte uma coleção gigante que ficou alguns meses escondida na casa do sogro até nos mudarmos para o nosso apê
-A Linguagem dos Pássaros - livro sufi que há anos quero ler mas nunca paro para fazer isso

Abril - Uma ou mais das quatro estações no título


Se a tendência é Outono/Inverno ou Primavera/Verão, não importa. A moda da vez é ler obras que contenham no título uma ou mais das quatro estações do ano.

-Le Voyage d’hiver - livro da minha amada Amélie Nothomb! Adquirido ano passado e um dos poucos que pude encontrar que seguisse o tema...
-O jardim e a primavera - mais um livro sufi! Ano que vem promete continuar com uma forte presença árabe!
-Sonho de Uma Noite de Verão - só porque eu nunca li e tenho em casa numa coletânea gigante de Shakespeare. Vamos ver se vai rolar tirar o tijolo da estante.

Maio - Livros citados em filmes


Literatura e Cinema são tão intrínsecos! Para quem é cinéfilo, não será tão difícil escolher as obras citadas em filmes; para quem não o é não há motivo para preocupação. Nossa equipe irá preparar uma lista especial para atender aos objetivos não só deste mês como também de todo DL.

-Orgulho e Preconceito - confesso que precisei de diversas listas de livros citados em filmes para encontrar opções... está na lista apenas porque tenho em casa E no celular
-Tom Jones - juro que está aqui apenas porque tenho em casa também... o tamanho dele me desanima
-Madame Bovary - cheguei a começar a ler quando era adolescente, mas nunca terminei, quem sabe agora eu gosto do livro?
-O Mágico de Oz - fiquei surpresa com duas coisas: é um livro E foi citado num filme.
-Razão e Sensibilidade - só porque tenho em casa...

Junho - Romance Psicológico


No Brasil, o romance psicológico mais famoso é Dom Casmurro, de Machado de Assis. Até hoje, paira dúvida se Capitu traiu Bentinho. Este gênero literário, portanto, caracteriza-se por ressaltar a mente humana. O meio ambiente em que se passa a história é irrelevante se comparado ao pensamento e ao comportamento dos personagens, cuja intimidade é revelada pelo agir e sentir.

-Mercure - ah, Amélie Nothomb! Espero que 2013 você apareça mais vezes por aqui!
-O Vermelho e o Negro - foi sugerido pelo pessoal do Desafio, mas confesso que pela descrição quase qualquer livro pode ser um romance psicológico, mas enfim...
-Crime e Castigo - também foi sugerido pelo pessoal do Desafio

Julho - Cor ou cores no título


Férias é tudo de bom para quem pode! Pena que o tempo no inverno é acinzentado, né? Então aproveitem o tempo livre embaixo do edredom e com muita leitura. Neste mês só está valendo obras que contenha no título cor ou cores.

-The Scarlet letter - nunca imaginei que fosse tão difícil encontrar títulos com cores! Esse eu tenho no meu celular e no meu futuro kindle :-)
-Cinquenta Tons de Cinza - a que ponto podemos chegar por falta de livros com cores no título...



Agosto - Vingança


A vingança é o ato de agir contra uma pessoa em resposta ao que ela tenha feito de prejudicial, de modo que ela sinta na pele o que se passou e que não repita mais a ação nociva. É o famoso “Olho por olho, dente por dente”. Neste mês, devemos nos deliciar com obras cuja trama seja a da vingança.



-Shalimar, o equilibrista - Salman Rushdie! E segundo a orelha do livro tem vingança, então entrou na lista.
-God dies by the Nile - literatura egípcia feminista! E aparentemente fala sobre vingança, então não poderia ficar de fora.
-V de Vingança - nunca consegui ler até o final... quem sabe agora vai?

Setembro - Autores Portugueses Contemporâneos


O ícone maior da literatura portuguesa é, sem dúvida, José Saramago – o único a receber o Prêmio Nobel. Mas que tal descobrirmos outros talentos literários de Portugal? Neste mês, então, devemos ler obras de autores portugueses contemporâneos. Com certeza, haverá grandes revelações literárias!


-Tudo o que eu tiver do Saramago em casa e ainda não tiver lido.

Outubro - Histórias de superação


Quem sobrevive a grandes tragédias ou a graves doenças, comumente, relata sua experiência de superação, através da luta e da fé, pelos meios de comunicação locais, regionais, nacionais e internacionais. Neste mês, devemos ler histórias de superação – sejam reais ou fictícias e aproveitá-las como lições para toda a vida.


-As aventuras de Huckelberry Finn - se fugir da violência do pai na companhia de um escravo fugido em plena guerra civil americana não for sobre superação, então eu não sei o que é isso.
-The Beginning and the end - Naguib Mahfouz! Por si só já é razão para ler, sendo sobre a superação da pobreza no Egito é só uma desculpa para incluir na lista.
-Tempo entre costuras - livro que ganhei do sogro no meu último aniversário, parece promissor!

Novembro - Livros que foram banidos


A leitura é tão importante para a formação do ser humano que, em vários momentos da história, determinados livros foram banidos por serem considerados, pelas autoridades, inadequados à população – que poderia ser subvertida por meio da leitura. Em novembro, que tal ler livros que foram banidos?


-As Aventuras de Tom Sawyer - fiquei surpresa quando descobri que foi banido! Como faz quase um dueto com As Aventuras de Huckelberry Finn, achei que era melhor ler também.
-Admirável Mundo Novo - descobri que tenho muitos livros proibidos em casa...
-Lolita - confesso que nunca tive muita vontade de ler, mas sei lá, vai que é mesmo muito bom
-The catcher in the rye - comprei há muitos anos, antes da última edição ser lançada em português, mas curiosamente nunca li, apesar do trabalho que foi encontrar esse livro num sebo.

Dezembro - Natal


O ano passou voando! Para desacelerar o passo, devemos ler obras que falem do Natal – a época mais fraterna do ano. Entre um capítulo e outro, não se esqueçam de: montar o pinheiro, decorar a casa, comprar presentes, organizar o amigo secreto, preparar o cardápio e desejar FELIZ NATAL a todos! 

-Não tenho nenhum livro sobre o Natal que eu não tenha lido!!!! Juro!!! E não quero comprar nenhum... espero conseguir algo até lá.

Se eu conseguir ler tudo isso ano que vem terei batido minha meta anual de 30 livros... mas será que supero o que consegui ler esse ano? Afinal de contas 2012 ainda não acabou e estou no 50° livro do ano! Acho difícil superar... 


Um comentário:

  1. "Admirável mundo novo" e "A revolução dos bichos" são francamente recomendados, não é tempo perdido.
    Sobre os que não gostei não falo nada! Além de ser um desincentivo à leitura, cada um tem seu gosto.
    _Beijos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: