Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Alta Fidelidade


SPOILER FREE

Esse foi um livro que foi parar na minha estante sem eu ter comprado!!! (vitória!!!!) Quem comprou foi o maridão, que gostou do filme e queria ler algo do autor, apesar dele ainda não ter lido o livro depois de uns dois anos de ter comprado... mas isso faz parte, eu sou a última pessoa que pode reclamar de algo desse tipo, visto que a minha pilha de livros para ler só cresce, independente dos meus esforços para ler o máximo possível.

Mas finalmente o livro saiu da prateleira no mês com o tema de histórias engraçadas do Desafio Literário! E, gente, como valeu a pena! Esse foi o primeiro romance publicado do inglês Nick Hornby, e ele já estreou fazendo barulho! Sua história sobre o inglês trintão que acabou de levar um chute na bunda da namorada (que é minha xará, veja só) e que é dono de uma loja de vinis à beira da falência é realmente inesquecível! Nem pela história em si, mas pela forma como ela é contada. O livro deveria vir com um CD com MP3 de todas as músicas mencionadas! Eu acho que faria muita diferença. E lê-lo com acesso direto ao IMDB (uma espécie de banco de dados de atores e filmes) também faria diferença, pois ele menciona uma quantidade absurda de atores e atrizes que fizeram sucesso nos anos 80 (época em que se passa a história, o que explica o fato da loja ser só de vinis), e olha que a quantidade de músicas mencionadas é muito muito mas muito maior.

Confesso que apesar de achar toda essa história de citações e referências muito legal, fiquei um pouco chateada e perdida por eu não conseguir entende-las, já que não sou grande conhecedora de filmes dessa época, nem das bandas favoritas dos personagens principais. É, o CD e o acesso ao IMDB fizeram falta mesmo.

Problemas para entender as referências à parte, o livro é mesmo uma obra-prima do autor, que tem um senso de humor no mínimo peculiar. E é extremamente divertido ver o lado dos homens nos problemas de relacionamento e os sentimentos de baixa estima deles quando abandonados por suas namoradas. É interessante ver como eles não são tão durões assim, e que eles também podem sofrer com as cobranças da sociedade para que sejam machos alfa. Tudo regado a uma leve depressão crônica que parece ser uma característica básica e onipresente dos ingleses, mas que eles levam na boa ao rir de si mesmos e ao se sacanearem o tempo todo.

Vale muito a pena a leitura, nota 9,5!

5 comentários:

  1. To querendo muuuuuuuuuuito ler este livro! E agora que vc falou que tem várias citações dos anos 80, época na qual não vivi, pois sou dos anos 90, mas que eu amo. Me interessei ainda mais! Uma pena que só consigo achá-lo muuuuuuuuuuuuuuuuito caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você quiser ler em inglês, o pocket book sai muito mais em conta! Bjs!

      Excluir
  2. Eu nao li o livro, mas assisti ao filme com John Cusak que adoro! Fiquei com vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse livro. Também me perco nas citações e sempre fico imaginando como o livro seria se fosse nos tempos atuais...

    Se quiser ler mais do Nick Hornby, recomendo "Um grande garoto", é o meu preferido dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, Lígia! Esse eu nunca li, mas já "Como ser legal", que eu não gostei e "A long way down" que eu adorei! Vai entrar na lista :-)
      Beijos

      Excluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: