Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de março de 2013

A arte de correr na chuva


SPOILER FREE

Primeiro livro terminado do tema animais protagonistas do Desafio Literário! Indicado no próprio desafio, na lista de leituras sugeridas, eu confesso que não levava muita fé, mas que o fato da história ser narrada pelo próprio cachorro me deixou curiosa.

Arranjado o livro e começada a leitura, não consegui mais largar! Enzo é simplesmente um amor e é o máximo, quase me dá vontade de ter um cachorro! (sou uma pessoa de gatos) E fiquei abismadíssima quando me deparei com a citação inicial do Ayrton Senna! Porque o livro fala muito em corridas de carro! E pelo título você já entende que o nosso querido Senna é muito mencionado.

E aí começou a minha relação emocional com o livro. O meu falecido pai adorava Fórmula 1, e gostava ainda mais do Senna. Eu lembro muito bem do dia da sua morte na curva Tamburello (e quem em sã consciência naquele dia não lembra?), e o fato do livro falar tanto de corridas de carro me deu uma sensação de nostalgia deliciosa (e olha que eu detesto carros, tenho carteira mas não dirijo por medo). E esse foi só o início do "problema", porque o livro começa do final! Pois é, logo de cara você já sabe todos os dramas e problemas que serão enfrentados por Enzo e o seu dono, Dennis. E eles não são poucos e nem pequenos. Estilo tragédia grega moderna mesmo.

Se você já leu "Marley e Eu" você sabe do tipo de drama de que estou falando. Só que "A arte de correr na chuva" é muito mais dramático, e melhor (ou pior dependendo do ponto de vista) porque é muito bem escrito, o que significa que você se envolve muito mais com a história e ela fica muito mais tocante e bonita. Como o meu marido bem definiu "it's a trap!" (é uma armadilha!). Livro feito para você ler com uma caixa de lenços de papel do lado, e satisfeita com isso!

E o final? O final é lindo de morrer! Talvez meio piegas, é verdade, mas não menos lindo ou emocionante por conta disso. Precisa virar filme urgente só para eu poder ver esse final no cinema! E olha que o final é previsível!

Porém (sempre tem um porém), confesso que não gostei nem fiquei confortável com a escolha do autor para um dos dramas no meio do livro. Falar de estupro sempre é complicado, eu sei, e existem retratos e retratos, e apesar de eu gostar muito da forma como o caso foi inicialmente apresentado, achei o desenvolvimento da história um desserviço para as vítimas. E hoje sendo dia da mulher eu fico ainda mais pensativa sobre o assunto.

Nota 9,5, afinal um livro conseguir me deixar com os olhos cheios d'água é um feito e tanto!

6 comentários:

  1. Boa Tarde
    Boa Tarde laura...

    Obrigada, fui de resenha em resenha, já que acabei Marley hoje, para não pegar outro livro tão triste... já tinha lido uma resenha antes sobre esse e a leitora não passou a impressão do drama que se passa... portanto, nada de lágrimas, preciso de livros que definitivamente me façam sonhar e rir...

    Feliz Dia da Mulher!!!

    Bjins

    FlyRobrasileira (DL2013)

    ResponderExcluir
  2. quero muito ler este livro para o desafio. já li Dewey, que é sobre um gato que vive numa biblioteca e já fiquei com os olhos marejados. imagina um que é sobre cães. adoro cães

    ResponderExcluir
  3. Oi Laura, tudo bom?

    Também participo do desafio, estou lendo "a revolução dos bichos". Gostei muito do enredo do seu livro lido, parece ser muito bonito, apesar do tom triste.

    Um beijo,

    Izabela
    Caderno de Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izabela! Esse livro é triste, mas bonito mesmo... eu acabei de ler "a revolução dos bichos" e também gostei muito! dá uma olhada na minha resenha!
      http://leiturasdelaura.blogspot.com.br/2013/03/a-revolucao-dos-bichos.html
      Beijos!

      Excluir
  4. Já li esse livro e chorei muito até por que foi logo depois de eu perder alguém que amo muito para um câncer cerebral, até achei que era maldade do destino :(. Amei o livro e não tinha parado pra pensar no caso da moça, realmente não ajuda muito para que vítimas se sintam confortáveis em denunciar. Mas o livro é bom, muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Oi Laura..tbm li esse livro para o Desafio e quase morri de chorar, me senti como vc, tbm sou uma pessoa de gatos..rs, mas me deu vontade de ter um cachorro :/
    Na verdade acho que os gatos devem ter os mesmos sentimentos..agora olho para minha pequena e fico imaginando o que ela está pensando a respeito de tudo! Beijo e adorei a resenha :)
    Grasi
    www.grasiele.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: