Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de março de 2013

Beautiful Creatures


SPOILER FREE

"Tudo o que Twilight deveria ser mas não é", foi o que li a respeito desse livro (na verdade uma quadrilogia) num site ou no Facebook (a memória me falha, desculpem-me) e que me fez me interessar. Até porque o filme foi lançado na última sexta-feira e confesso que fiquei curiosa, e me recuso a ver o filme sem ter lido o livro antes. Em outras palavras, fiz uma leitura muito dedicada para tentar acabar o mais rápido possível, o que eu consegui razoavelmente, dado que li no computador, o que eu acho muito cansativo.

Explicações do porquê da leitura à parte, agora vem as explicações básicas da história: esqueça os vampiros e pense em bruxas e outros seres mais "bruxescos" por assim dizer. Acrescente amor adolescente, uma cidade do interior no sul dos EUA (pense em uma quantidade absurda de preconceito generalizado e um amor muito pouco saudável ao passado), uma maldição antiga que ninguém quer revelar que existe (nem em que termos ela funciona), baldes de magia, possibilidade de reencarnação, muito drama e tragédias familiares e você tem "Beautiful Creatures", ou, como saiu em português (inclusive o filme) "Dezesseis Luas".

Parece uma receita fadada ao romance mal escrito e de história que não convence, porém, as autoras (sim, são duas autoras, e ambas trabalham criando vídeo-games!) conseguem o improvável: uma história cativante, apesar de muito adolescente, com personagens realistas (emocionalmente falando, ok?) e reviravoltas de tirar o fôlego. Pra começar quem conta a história é o menino do casal adolescente, o que por si só já é uma novidade, e muito bem-vinda, diga-se de passagem, e, para melhorar, o mundo fantástico que é mostrado FAZ SENTIDO EM SI MESMO. Esqueça as emendas feitas de última hora para explicar alguma coisa que não parece fazer sentido, aqui tudo está bem encaixado, mesmo que os personagens mais cultos e inteligentes não saibam como.

Mas nem tudo são flores... apesar da história ser muito bem montada e cativante, a escrita não é lá das melhores não. Falta experiência de escrever às autoras, o que deixa a história "acidentada", com alguns buracos que poderiam ter sido preenchidos e diálogos simplesmente mal escritos. A sensação é justamente que elas bolaram um enredo mirabolante muito legal, mas não souberam colocar direito no papel. Mas espero que isso melhore nos livros seguintes (tem mais 3, né? até o final há de melhorar). Fora isso, a problemática toda da história se baseia na falta de diálogo entre os personagens, e confesso que isso me irrita. Preferia outro tipo de abordagem, mas entendo que isso acontece demais com adolescentes (ou eles assim entendem muitas vezes) e respeito a escolha das autoras por causa disso. Mas não me agrada.

Nota 7,5 porque esse drama adolescente me cansa.

2 comentários:

  1. Boa conteúdo, eu quero ver o filme Beautiful Creatures, eu chamar muita atenção!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: