Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de abril de 2013

As Ondas


SPOILER FREE

Sempre imaginei que ler Virginia Woolf fosse ser uma vivência no mínimo interessante, dado tudo o que se fala da autora, mas confesso que não gostei da experiência. Lutei durante mais de uma semana com o livro que simplesmente não queria acabar nunca, com o agravante de me deixar morrendo de sono, ao ponto de dormir em pé no metrô. A partir da metade do livro desenvolvi uma forma de ler que pelo menos não me deixava "batendo cabeça": ler por alto, bem por alto. Essa forma de leitura sem prestar atenção ainda teve mais uma vantagem: deixou a leitura bem mais rápida, o que diminuiu o meu sofrimento.

Tudo isso porque "As Ondas" é um livro sem história, sem diálogos e praticamente sem descrições. A história é "contada" através de impressões de 6 personagens absolutamente distintos, mas que são amigos de infância, e que, portanto, dividem uma vida em comum. Sendo que desses personagens, são 3 homens e 3 mulheres: uma mulher eternamente deprimida, outra libertina, e a outra extremamente conservadora e amante da vida simples do campo, um homem australiano com complexo de eterno estrangeiro, um homossexual (pelo menos é assim que eu o vejo) e um outro que se acha escritor.

O livro vai desde a infância desses personagens, até a velhice, quando, inclusive, alguns já morreram. E tudo é contado através do que cada um está sentindo naquele momento, sem nem uma troca de palavras ou descrição mais objetiva do que se passa. É um monte de personagem remoendo sobre a vida e o que eles detestam nela. E só. Tudo bem que no meio dessa lenga-lenga toda tem pequenas descrições sobre ondas batendo na praia, o mato e bichinhos característicos. O que, sinceramente, não acho que ajude muito.

Você poderia até tentar classificar o livro como poético, afinal, tudo isso é feito com palavras muito bonitas, e, por vezes, delicadas. Mas de uma forma geral, poético ou não, o texto é só muito chato.

Nota 3. Não sei se terei coragem de ler outra obra da autora depois dessa...


3 comentários:

  1. Nunca li nada da Virgina Wolf e devo confessar que sua resenha me deixou com o pé atrás!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Olha, acho importante ler os clássicos e tentar evitar o preconceito que às vezes eles causam. Mas também acho que não vale a pena ler só por ler se você não curte o estilo. Descobri clássicos maravilhosos nos últimos anos, mas infelizmente esse não foi um deles. Fazer o que?
      :-)
      Beijos!

      Excluir
  2. Da Virginia Woolf eu li Mrs. Dalloway, que deve ser um dos romances mais acessíveis dela. Eu li com um pé atrás porque livros cheios de fluxo de consciência não são minha praia, mas acabei achando o livro legal.

    Já As Ondas parece... chato, rs.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: