Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Uma História dos Povos Árabes



SPOILER FREE

Então, esse é um livro que ficou muito tempo na minha estante esperando a sua vez. Confesso que as suas mais de 650 páginas e a promessa de ser um livro muito denso, pesado, cheio de informações e notas de rodapé me assustaram e eu fiquei um bom tempo empurrando a sua leitura com a barriga. Mas como esse ano começou bem, e em menos de duas semanas eu já tinha lido 4 livros, achei que podia me dar o luxo de fazer uma leitura mais longa: levou exatamente uma semana. Claro que só consegui lê-lo nessa velocidade porque me coloquei o desafio de ler 100 páginas dele por dia, e teve um dia que simplesmente eu não li nada por motivo de show e dor de garganta maiores.

O limite de 100 páginas também foi importante porque a leitura desse livro deve realmente ser feita devagar. A tal promessa de ser um livro muito denso, pesado, cheio de informações e notas (não de rodapé, mas no final do livro) se cumpriu e a leitura leva mesmo algum tempo. Ainda por cima, como o autor se propôs a falar de um assunto absurdamente vasto ele precisa ser econômico. É claro que ele explica algumas palavras e conceitos (palavras em árabe!), mas quando ele precisa se referir novamente a eles ele não se repete, senão o livro não acabaria nunca! Então eu me peguei diversas vezes tendo de parar, lembrar o que significa aquilo que ele estava falando, de onde era exatamente a dinastia mencionada (e de preferência a época também), e só então continuar a leitura.

Talvez para quem não se interesse pelo assunto o livro se revele chato e massante, mas como eu estava ávida para entender mais sobre a formação dos países árabes e seus "primos" (mais especificamente os turcos e persas), a leitura foi bem mais leve e tranquila do que eu supunha. E gente, valeu a pena todo o esforço. Albert Hourani realmente conseguiu traçar uma linha geral muito bem explicada de toda a história dos países árabes, desde a conquista de Maomé e os Califas (século VI, VII) até a década de 80 do século XX, explicando como os povos árabes e o islamismo fizeram parte da formação histórica desde o Paquistão, passando por todo Oriente Médio, norte da África até a Espanha Andaluza. Ufa! É muita coisa mesmo. Parando para pensar nem sei como ele conseguiu.

Claro que um trabalho hercúleo desses precisa ter limites, por isso ele não chega a se aprofundar em nenhuma época ou lugar muito específicos, para isso é melhor procurar uma leitura mais, adivinha, específica, mas para ter um entendimento geral o livro é mais do que perfeito. E quando eu digo geral é geral mesmo! Incluindo uma quantidade enorme de campos como política, cultura e religião. Para quem, como eu, já leu muita literatura árabe, é interessante ver como Hourani explica a formação de todo um universo e forma de pensar, e o fato de ter lido esse livro aqui ajudou muitíssimo, fiquei ainda mais fã de Ibn Khaldun.

Recomendo demais.

Nota 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: