Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Vampire Academy - Spirit Bound


SPOILER FREE

E chegando perto da reta final da série Vampire Academy, chegamos ao 5° livro "Spirit Bound" (que em português foi traduzido para "Laços do Espírito"). Depois do estrago feito no final do quarto volume, digamos que a continuação não tinha como ser muito diferente.

O que não quer dizer que é uma boa continuação e que conserte o estrago. Realmente o enredo de forma geral é bom e coerente com o que aconteceu anteriormente (ah, o desastre do quarto livro não sai da minha cabeça), e Richelle aproveita todas as oportunidades para encher a narrativa de ação e adrenalina, o que é bom. O que me incomoda é que ela esquece que personagens considerados inteligentes precisam realmente ser inteligentes e fazerem sentido nas suas ações. E o furo que ela comete escolhendo retomar personagens do passado ao invés de criar novos faz com que esses personagens deixem de fazer sentido. Beira o ridículo a forma como ela trata o antigo vilão, que era tão interessante e que a partir desse momento passa a ser apenas uma personagem estúpida que poderia ter dominado o mundo mais cedo mas pelo poder do enredo fez besteira e foi derrotado. Novamente a autora comete o pecado da preguiça de criar novos personagens e se apega aos que ela já tinha feito até agora e para isso funcionar precisa fazer uns remendos feios.

Agora, se ignorarmos o problema central das ações do vilão em questão, o livro funciona melhor do que o anterior, dado que o estrago já foi feito e o show precisa continuar. Há mais ação e menos enrolação e menos drama adolescente, o que de uma forma geral é uma grande vitória. Apesar de boa parte do livro ser previsível, a leitura prende e é dinâmica, e o final é realmente muito bom. Acho que foi o melhor final até o momento para os livros da série, o que é uma afirmação forte, já que os dois primeiros livros também têm finais ótimos. A autora também faz promessas de tentar consertar o problema do terceiro livro, mas confesso que tenho as minhas dúvidas de que elas serão cumpridas, dado o que ela fez até o momento.

Só para constar: em "Spirit Bound" Rose finalmente consegue se formar, e ela e Lissa vão para a Corte Moroi. Uma vez lá, Rose e seus amigos se organizam para tomarem ações drásticas na procura de uma cura para os "vampiros de verdade", e no meio dessa busca acontecem coisas inesperadas que podem mudar a vida de todos.

Nota 7 pela retomada do ritmo anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: