Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O segredo do anel


SPOILER FREE

Segundo um dos meus desafios literários desse ano, fevereiro eu tinha que ler um livro que eu comprei por causa da capa. Confesso que isso é algo raro para mim (mas entendo e respeito quem faça isso com frequência), mas depois de dar uma vasculhada na estante lembrei desse livro. Lembro que o comprei numa feira de livros na Carioca, e ele estava bem baratinho, e que achei a capa tão linda e o preço tão bom para um livro novo que não resisti, apesar de não curtir o tema Maria Madalena na época (cristão demais para o meu gosto, apesar de ser cristão polêmico, o que sempre me deixa curiosa).

E depois de 6 anos esperando na estante, finalmente peguei o volume para ler! (É nessas horas que vejo como os Desafios Literários são bons para mim) E descobri que se trata de uma trilogia... fiquei possessa com isso, pois a contracapa não dá nenhum indício disso! E pior, apesar do segundo volume ter sido publicado em 2009 e o terceiro em 2010, só o segundo já foi traduzido para o português. Sacanagem, agora se eu quiser ler logo a continuação da história não poderei completar a coleção em português. O que, olhando pelo lado positivo, é bom para a minha estante de livros e para o espaço disponível na minha casa.

Problemas de espaço e com continuações inesperadas à parte, "O segredo do anel" me fisgou. A sua versão para a vida de Maria Madalena e Jesus é simplesmente linda e humana, e  faz  tanto sentido, mas tanto sentido, que todos aqueles detalhes na história "original" que normalmente me fazem revirar os olhos de repente viraram um "aaaahhhhh agora sim! faz mais sentido desse jeito". Além disso, a protagonista é uma jornalista que leva a sério suas pesquisas históricas, o que deixa a narrativa muito mais crível e cheia de informações e críticas deliciosas.

Apesar da estrutura narrativa lembrar muito "O Código Da Vinci", Kathleen McGowan sabe escrever, o que a deixa em posição de grande vantagem com relação a Dan Brown (que me perdoem os seus fãs). Apesar de algumas escorregadas meio melosas, e alguns relacionamentos que por gosto pessoal eu preferiria que não existissem entre alguns personagens contemporâneos da história, o livro como um todo é muito agradável de ler e os mistérios que envolvem a protagonista Maureen e seu destino são fascinantes. Já mencionei que é a melhor versão para a história de Jesus e Madalena que já li?

Elogios à parte, não sei se é um livro para qualquer um, imagino que para cristãos mais rígidos seja complicado ler uma versão desse tipo para os fatos bíblicos, mas na minha opinião não é tão chocante quanto pode parecer no início da história. Inclusive quanto a minha maior crítica ao cristianismo essa versão continua igual ao original (não, não vou dizer mais nada senão é spoiler), mas eu já esperava algo assim, dado que a autora é cristã (e, detalhe, acredita que é descendente de Jesus e Madalena, é claro, e já escreveu alguns livros de auto-ajuda voltados a orações ao senhor).

Nota 8,5

Um comentário:

  1. Fiquei curiosa. O livro parece interessante. Mas estou tentando evitar séries literárias, então esse entra para a lista de futuras-futuras leituras...

    Eu normalmente não compro livros no impulso de "que capa bonita" - minha impulsividade ocorre mais com autores que eu conheço, que acabo comprando os livros mesmo sem saber da sinopse simplesmente porque "é daquele autor". Mas às vezes acontece de você olhar para um livro e se apaixonar pela capa e aquilo te prender. No meu caso, às vezes acontece de eu já ter um livro e acabar passando-o para frente para comprar uma outra edição porque é capa-dura, tem anexos ou coisa do tipo...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: