Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

The Search


SPOILER FREE

Quem frequenta o blog sabe que sou fã de carteirinha do Naguib Mahfouz, portanto esse ano não poderia faltar pelo menos um romance do prêmio nobel de literatura egípcio. A ideia original era que o livro se encaixasse no tema "romance histórico" desse mês, mas ainda bem que "47 ronins" já levou essa classificação, porque dentre os diversos títulos que andei comprando a preço de banana num sebo internacional, dei o "azar" de escolher justamente um que não cabe nesse tema.

"The Search" (que até onde sei nunca foi traduzido para o português) conta a história de Saber, filho de uma mulher poderosa do submundo de Alexandria, que na cabeceira de morte da mãe recebe a incumbência de encontrar o seu desaparecido pai. A partir daí a sua vida se resume numa busca enlouquecida e nos novos relacionamentos que ela traz, com consequências que mudarão para sempre a sua vida.

O livro tem uma pegada que lembra "O ladrão e os cães", com o mesmo ar realista e o foco nas motivações e sentimentos do personagem principal. Dessa forma, apesar de ser um livro pequeno, não é uma leitura leve, ou agradável, e nem mesmo poética, como costuma ser a narrativa do Naguib Mahfouz. "The search" é sobre a realidade nua e crua, sobre o desespero e o orgulho (retratados de forma tipicamente egípcia) que levam as pessoas às últimas consequências, uma história dura e pesada. E, claro, contada de forma magistral pelo autor.

Mas, infelizmente, não está entre as suas melhores obras, o que ainda quer dizer que é muito bom, dado que estamos falando de Naguib Mahfouz. E dentro desse estilo, "O ladrão e os cães" é um livro mais interessante e envolvente. Se você ainda não conhece a obra desse autor maravilhoso comece por algo mais leve dele, no estilo que o tornou famoso fora do Egito, como "Miramar" ou o "Beco do Pilão", se você já leu de tudo que há disponível em português e gostou, então pode pegar "The search" sem medo, vale a pena ver algo diferente de Naguib Mahfouz, mesmo que não seja sua obra prima.

Nota 8,5.

2 comentários:

  1. Oi Laura, gostei de sua resenha, na verdade não conhecia o livro, mas gosto de conhecer coisas novas. Dar espaço para livros diferentes e que não estão tão na moda é essencial, ao menos sempre achei isso, encontramos tantas coisas boas que não são tão reconhecidas.
    Gostei da sua resenha, e penso que se viesse a ler daria uma nota maior ao livro, achei a história super envolvente e real...
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naguib Mahfouz é muito difícil de comentar, porque tudo dele é muito bom, mesmo o que dentro da sua obra não é o melhor costuma ser genial. :-)

      Excluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: