Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de março de 2014

The Jungle Book


SPOILER FREE

Então, resolvi ler esse livro por conta de um dos desafios literários que estou seguindo que dizia que em março eu precisava ler dois livros com títulos parecidos! Escolhi "Miss Buncle's Book" e "The Jungle Book", que realmente não poderiam ser mais diferentes um do outro.

"The Jungle Book" é uma coletânea de histórias infantis e poemas que se passam na Índia britânica, incluindo aí o conto de "Mogli, o menino lobo", imortalizada pela Disney. E diferente de outros clássicos infantis da mesma época que já tive a oportunidade de ler, achei o livro mais infantil mesmo, e até meio chato em alguns momentos. De todas as histórias do livro, a que mais gostei é a do Mogli, e mesmo assim acho que foi pelo fato de reconhece-la do que realmente ter gostado dela.

De qualquer forma, o livro é um exercício interessante de histórias com animais humanizados e traz um panorama idealizado do que era a Índia durante o domínio britânico.

Nota 7.

Mas dando continuidade ao tal Desafio dos dois livros, foi pedido que se comparasse como os assuntos parecidos dos títulos são tratados em cada obra. Então, em "Miss Buncle's Book", o livro do título nada mais é que o grande motor da história, dado que foi o livro escrito pela protagonista que gerou todos os problemas e confusões da narrativa. Já em "The Jungle Book" o título é apenas uma referência ao fato de que todas as histórias contidas no livro são relativas à selva. Bem diferente, né?

2 comentários:

  1. É uma comparação interessante... A despeito de terem algo de similar em seus títulos, os dois livros são muito diferentes, não têm nada em comum.

    Só conheço a história de Mogli através do filme da Disney; não tive ainda oportunidade de ler o original de Kipling... mas em compensação, um dos meus livros favoritos - O Livro do Cemitério de Neil Gaiman - foi inspirado na história do Mogli...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh The Graveyard Book é um dos livros mais legais que já li!!!! Muito muito muito muito muito melhor do que The Jungle Book... nem se compara. :-)

      Excluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: