Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Charlie and the chocolate factory - A fantástica fábrica de chocolates



SPOILER FREE

Então, ainda estou na corrida para atingir a meta de 70 livros lidos em 2014, e por isso estou atacando tudo, absolutamente tudo que pareça rápido de ler. Nessa onda, acabei adiantando um livro que eu havia separado para 2015, "A fantástica fábrica de chocolates".

O livro é extremamente parecido com os filmes (especialmente o original, esse novo inventa uma continuação muito estranha para a história), e confesso que isso me surpreendeu, pois não imaginava que o autor pudesse ser tão sádico (definição usada por uma amiga minha que achei ótima!). Até as músicas dos Oompa-loompas estão lá, só que em versões mais pesadas (estou dizendo, sádico é uma ótima definição).

Existem algumas pequenas diferenças nas histórias de cada criança, mas elas são basicamente iguais aos dos filmes, com exceção da história do Charlie, que é muito mais simples no livro, mas ao mesmo tempo a achei mais dramática. Acredito que isso se deva à descrição da vida pobre da família ficar mais forte em palavras do que nas imagens fofinhas usadas nos filmes (eles não iriam usar atores mirins com cara de famintos de verdade, né?). Apesar do livro ser mais forte com relação à pobreza do personagem e isso enriquecer a história, o fato de não ter uma das adaptações dos dois filmes achei que enfraquece o enredo, que fica mais interessante nos filmes (ou pelo menos no filme original, esse novo é muito ruinzinho).

Sadismos e simplicidades à parte, o livro é realmente fofo, as ilustrações da minha edição (originais *.* ) são muito legais e como livro infantil é muito bom! Recomendo muito! Agora fiquei com vontade de ler outras obras do autor... descobri que Roald Dahl também escreveu para adultos e estou curiosa... e a wish list da Amazon só cresce.

Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: