Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

The Lion, the Witch, and the Wardrobe



SPOILER FREE

Então, continuei lendo os livros que compõe as crônicas de Nárnia por conta de um dos desafios desse mês, que é ler um clássico que tenha virado filme, e, bom, "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa", segundo livro das crônicas em ordem cronológica da história (e não de lançamento), virou filme em 2005.

Confesso que não lembro direito do filme, o que é um mal sinal, mas lembro que achei sem graça e que esperava algo mais tanto da história quanto dos efeitos especiais. Mas essa é uma resenha do livro, e não do filme, o que infelizmente não vai mudar muito.

Eu esperava mais da história, algo pelo menos do mesmo nível que "O sobrinho do mágico", mas não foi bem assim. "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa" é um livro bobo mesmo para padrões de livros infantis, com diversos momentos de revirar os olhos e de pura exasperação com a história e a forma como ela é contada. A sensação que eu tive é que C. S. Lewis subestima demais a inteligência infantil, o que deixa o livro arrastado e repetitivo (chato!!!!).

As referências cristãs abundam por todos os lados, o que é desconcertante e não combina com um mundo cheio de faunos, centauros, gigantes e outros seres mitológicos. É como uma espécie de Frankenstein literário, onde as coisas não se encaixam direito mas são obrigadas a funcionar juntas e assim dão origem a uma espécie de monstro esquisito. Um monstro esquisito que fala devagar e que só consegue fazer raciocínios muito simples.

Não sei se vou conseguir continuar lendo as crônicas, no momento vou fazer uma pausa para ler outras coisas mais interessantes, e se der na telha eu faço mais uma tentativa quando eu estiver me sentindo melhor com relação ao autor (se isso acontecer!). Mas farei um esforço, afinal é um clássico, né?

Nota 5.

Um comentário:

  1. Também não consegui ler todos, parei no meio do 3º.... o primeiro eu achei legal, principalmente os animais sacaneando os seres humanos..... mas a partir do 2º em diante fica muito chatinho. Não sei se os últimos são melhores, eu não arrisquei, rs.
    Talvez funcione bem para crianças.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: