Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Romeu e Julieta

Um dos temas dos desafios literários desse ano para fevereiro é uma história em versos, então resolvi aproveitar e ler alguma coisa de Shakespeare, afinal são clássicos! Dessa vez resolvi atacar "Romeu e Julieta", que é uma história que todo o mundo conhece, independentemente de ter lido o livro ou visto algum filme ou montagem da peça.

E fiquei impressionada, bem que uma amiga minha havia me avisado "Romeu e Julieta não é uma história de amor, é uma tragédia", e ela tinha toda razão. Não só é uma tragédia, como também é um drama digno de novela mexicana. Se alguém vier me dizer que uma determinada história romântica é digna de Romeu e Julieta vou logo perguntar se o casal é tão dramático e trágico quanto (tudo para evitar a palavra estúpido).

Aliás, acho que Romeu e Julieta deve ser a primeira história estilo "young adult" do mundo! Porque tem todos os elementos que classificaríamos como história para adolescentes (drama adolescente, adolescentes mimados fazendo besteira, adolescentes sendo muito adolescentes...), só que com um toque forte do George R.R. Martin misturado ou ao estilo das tragédias gregas... tanto faz, o resultado é o mesmo. Não é à toa que é uma tragédia com excesso de drama...

E sinceramente, achei dramático e adolescente demais para o meu gosto. Nunca imaginei que eu não fosse gostar de Romeu e Julieta, mas sinceramente, é exagerado demais para mim. Gostei mais das outras peças que li.

Nota 6.

Um comentário:

  1. Eu vivo metendo o pau no Romeu - certa vez, numa releitura de obras do bardo, acabei por escrever um inteiro artigo para reclamar dos "Babacas de Shakespeare", com especial ênfase no Romeu. Sempre falo que não se trata de uma história de amor, mas sobre paixão adolescente e inconstância...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: