Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de abril de 2015

The Duff



SPOILER FREE

Então, eu estava no metrô, no meio de uma viagem longa, quando terminei de ler o livro anterior e me vi sem nada na mão. Eu tinha até deixado o kindle em casa! Então peguei o celular, acessei o aplicativo do kindle e comecei a ver o que eu tinha disponível. Olhei a capa desse livro, pensei, cara, eu vi o trailer desse filme e morri de rir, o livro deve ser divertido! E foi assim que "The Duff" pulou a fila de leituras e foi devidamente devorado em 2 dias (eu estava estressada e algo leve caiu super bem).

A minha sorte é que quando eu cheguei na parte realmente engraçada do livro eu já estava em casa, o azar é que eu estava jantando. Isso quer dizer que eu tive um ataque histérico de riso longe dos olhares alheios (suspeito que os vizinhos tenham se assustado), infelizmente isso foi ruim para a comida.

Anedotas de leitora compulsiva à parte, o livro é muito muito muito mas muito engraçado mesmo. Eu ri de chorar e borrar a maquiagem. E mais, o livro ainda consegue se livrar do machismo inerente desse tipo de publicação, o que o torna um grande tesouro para a leitura romântica adolescente. E mais, ele ainda é uma ode contra o slut-shaming. Tem mais coisas boas? Tem! Sabe aqueles relacionamentos de adolescente que dão nervoso (cofcofcrepusculocofcof)? Não só não está presente, como o livro tenta mostrar como esse tipo de relacionamento é ruim, e que o saudável é se relacionar com alguém que gosta de você do jeito que você é. E isso tudo de uma forma irreverente, engraçada e divertida.

É ou não é para amar?

O livro não é perfeito, claro, tem algumas passagens meio estranhas, mas que podem 1) ser explicadas pela idade da autora quando escreveu o livro (ela mesma uma adolescente na época, o que é incrível), mostrando imaturidade (o que não deixa de combinar com a própria personagem principal), 2) ser usadas justamente para discutir melhor os outros pontos levantados pelo livro, o que é enriquecedor, pois mostra as contradições de um ser humano.

Só para atiçar mais a leitura: The Duff traz a história de Bianca Piper, uma adolescente de 17 anos no último ano do colégio, apaixonada por um nerd com quem não tem coragem nem de dizer "oi", cujas melhores amigas ela considera lindas de morrer e que ela não consegue chegar aos pés. Um dia ela está num bar com elas, quando o cara mais gostoso da escola vai falar com ela, dizendo que se ele cair nas graças dela, a DUFF do grupinho, ele aumentaria as chances de pegar uma das amigas dela. DUFF é uma sigla para "designated ugly fat friend" (algo como a amiga designada como gorda e feia). Para complicar a situação, Bianca se encontra no meio de uma grande crise familiar, e já está estressada a ponto de explodir, e a partir desse ponto a história se desenrola lindamente, e eu não vou dizer mais nada porque vai estragar a surpresa de como ela reage a essa abordagem e o que acontece depois.

Agora um ALERTA. Eu mencionei que vi o trailer do filme, certo? Pois bem, logo depois de terminar o livro resolvi ver o filme também. NÃO VEJAM O FILME! É sério. Não tem absolutamente nada a ver com o livro, exceto pelos nomes dos personagens. Nada mesmo. Tudo o que o livro tem de bom o filme corta, e coloca no lugar tudo, tudo o que tem de ruim em filmes adolescentes. Tá avisado.

E se você viu o filme e detestou, por favor, não julgue um livro pelo seu filme e leia "the duff".

Nota do livro: 9.

4 comentários:

  1. Voce conhece algum livro parecido com esse? eu queria ler os outros da autora mais não acho pra ler então tem algum com a historia conhecida que você conheça? por favor fala que sim kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hum... você pode ler o que acabou de sair em português, "para todos os meninos que já amei" ou algo assim que ficou a tradução... a autora é a Jenny Han, tem uma resenha desse livro aqui:
      http://leiturasdelaura.blogspot.com.br/2014/07/to-all-boys-ive-loved-before.html

      Excluir
  2. mano que mentira o filme é bom eu gostei então não vem falando para não assistirem cada um tem seu gosto vc deveria ter posto que na sua opinião é ruim!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você precisa trabalhar a sua compreensão de texto. E, claro, você tem todo o direito de gostar de um filme machista e cheio de clichês. Mas isso não vai fazê-lo deixar de ser machista nem cheio de clichês, e, bem, nenhuma dessas qualidades torna um filme bom. Mas, olha, eu também gosto de filmes e de livros ruins, isso também não é um problema. :-*
      Curta muito o filme e veja vinte vezes seguidas!

      Excluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: