Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

The body in the library - Um corpo na biblioteca



SPOILER FREE

Tentando colocar o atraso em dia, esse é o livro que escolhi para o tema de Outubro, um livro com um protagonista idoso. Confesso que fui preguiçosa e não pesquisei muito, simplesmente escolhi um livro da Agatha Christie que tivesse a Miss Marple.

É aquilo, tudo da Agatha Christie é um clássico, não tem como errar etc. E, sim, "Um corpo na biblioteca" não foge à regra. É um livro curto, razoavelmente leve (ainda tem assassinatos, né?), fácil e tranquilo de ler e com a qualidade esperada da autora inglesa.

Mas é preciso lembrar que Agatha trabalha com fórmulas nos seus livros, isto é, todos eles seguem um padrão, de acordo com o detetive escolhido. E Miss Marple não é uma detetive que envolva ação ou perseguições, afinal ela é uma velhinha que tem "apenas" um grande poder de observação e conhecimento sobre a natureza humana. Em outras palavras, depois da adrenalina da trilogia "Millenium", eu confesso que achei "Um corpo na biblioteca" um tanto devagar.

Nesse livro, os Bantry acordam certo dia e encontram a casa em polvorosa por conta da descoberta do corpo de uma linda jovem na sua biblioteca. Dolly Bantry não hesita e chama imediatamente sua amiga, Miss Marple, para ajudar a resolver o mistério e limpar a reputação do casal.

O mistério em si é bem intrincado e interessante, claro, mas o fato da história toda ser baseada em conversas dos policiais e da Miss Marple com os suspeitos e outros personagens envolvidos deixa o ritmo meio lento e um tanto datado. Confesso que precisei ficar me lembrando que o livro foi publicado na década de 40, tanto por conta do elitismo dos personagens, quanto por conta das limitações dos policiais com relação à cena do crime.

Mas isso sou eu sendo chata e cri cri. O livro vale a pena a leitura.

Nota 8.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: