Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Trilogia Millenium

 
SPOILER FREE

Depois de ficar alguns anos na minha estante, finalmente peguei para ler a trilogia "Millenium". Isso porque o tema de setembro (estou atrasada demais, ó céus) era uma protagonista lésbica, e eu havia lido em algum lugar que a heroína da saga era lésbica (aviso logo: é mentira).

Independente de orientações sexuais, a protagonista de "The girl with the dragon tattoo" ("o homem que não amava as mulheres em português" - de onde será que esses tradutores arranjam títulos????) é simplesmente inesquecível. A trama é tão envolvente que eu fiquei doidinha enquanto eu não terminava  de ler a série inteira, o que demorou um pouquinho, visto que são 3 livros bem grandes.

Apesar do tema dos mistérios que envolvem a trilogia ser bem pesado, visto que os crimes se tratam basicamente de violências contra mulheres, com atenção especial a violência sexual, os livros são tão bem escritos e os personagens são tão interessantes que não dá para parar de ler.

Apesar de todos os livros da trilogia serem muito bons, é necessário avisar algumas coisas. O primeiro livro funciona bem como uma obra separada. Se você quiser parar de ler ou fazer uma pausa para uma leitura mais leve logo aí está ótimo, é bem tranquilo. Porém, caso você comece o segundo volume fique atento que é improvável que você consiga fazer a pausa entre o segundo e o terceiro livros, visto que o final do segundo é um gancho daqueles que dá ódio.

Mas existe uma razão para isso, enquanto o primeiro livro trata mais do jornalista Blomkvist, e a maravilhosa Lisbeth é quase um personagem secundário que chama muita atenção, os livros seguintes tratam praticamente só da Srta Salander. Sua história é absurdamente improvável, mas o autor tira proveito justamente disso para criar a grande trama, o que tem um resultado surpreendentemente bom.

Outro aviso importante, caso você ainda não tenha visto os filmes, espere para ver depois de ler os livros, senão certamente vai perder boa parte da graça da leitura.

Como a história é de mistério/detetive/suspense, é complicado ficar explanando sem dar spoiler, então vou me ater a minha nota para a série:

Nota 10!

Um comentário:

  1. Nossa, estava eu aqui pensando o que iria ler agora no final do ano, tentando e tentando achar algo empolgante e vc acaba de me lembrar que ainda tenho dois volumes da série Millennium pra ler.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: