Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Tea with the black dragon



SPOILER FREE

Fechando 2015, com o tema dragões, eu li o livro mais óbvio com o tema que eu pude encontrar no meu kindle super lotado. "Tea with the black dragon", da americana R. A. MacAvoy, foge um bocado do que eu esperava num livro com dragões. Primeiro porque quando imagino dragões eu imagino algo bem na linha Senhor dos Anéis, numa espécie de fantasia medieval, segundo porque eu imagino dragões com uma aparência muito muito muito óbvia de dragões.

Nada disso nesse livro.

Primeiro, a história se passa nos EUA durante o que chuto que seja os anos 80. Então nada de batalhas épicas, castelos ou qualquer coisa do gênero. Segundo, o dragão em questão, além de ser chinês, já não tem mais a forma clássica de dragão. Mas ao mesmo tempo... bom, só lendo para entender.

A história conta a saga de Martha Macnamara, que está em busca de sua filha Elizabeth, com quem ela tem mantido um contato bastante superficial por telefone nos últimos anos. Ela sabe que Liz se meteu numa grande encrenca, mas não sabe a natureza do problema. Para ajudá-la surge a figura do Sr Long, um homem de aparência chinesa extremamente misterioso.

A história em si é bastante cativante e intrigante, com uma temática zen incomum na literatura norte-americana. Agora, o estilo da escritora me deixou insatisfeita. Talvez seja o formato do livro no kindle, que não tenha captado algumas opções do formato original do texto, mas fiquei com a sensação que a autora simplesmente mudava de tema, cena ou diálogo, de forma displicente. Algo que vejo demais em literatura contemporânea e que eu não consigo entender.

Apesar do incômodo, o livro tem uma leitura bem dinâmica e agradável, além de ser mais curto do que eu imaginava. A parte zen é meio clichê, mas não chega a comprometer. Já a parte dos mistérios e da perseguição são extremamente divertidas e interessantes.

No geral, é um livro mediano e equilibrado. E, claro, tem uma continuação, que eu pretendo ler um dia, mas não é nenhuma pressa ou prioridade.

Nota 8.

Um comentário:

  1. Achei a idéia interessante... não chegou a me empolgar loucamente, mas qualquer dia desses coloco na minha lista XD

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: