Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de abril de 2016

The old man and the sea - O velho e o mar



SPOILER FREE

Como eu já disse algumas vezes aqui no blog, estou em campanha "esvaziando o meu kindle", portanto, estou adaptando algumas das minhas escolhas iniciais de leitura feitas no final do ano passado para livros que já estejam baixados no meu dispositivo com pouca memória. O tema de março (estou atrasada na resenha também, ó céus) foi "um livro de uma lista", que eu tirei desse site aqui, mas, como nenhum dos livros que eu havia escolhido estavam no kindle, resolvi chutar que "O velho e o mar" estaria nessa lista, porque, bem, é um CLÁSSICO. Claro que o livro realmente está na lista (n° 86, pode conferir).

Eu confesso que sempre tive receio de ler esse livro, puro preconceito com o título, que me sugeria uma leitura chata (tô falando, puro preconceito). Ainda bem que resolvi superar isso (preconceitos são SEMPRE ruins) e pude desfrutar da maravilhosa experiência que é ler Ernest Hemingway no original.

Fiquei simplesmente embasbacada com a maestria do autor, o livro é simplesmente assombroso de tão bom e de tão poético e de pura desenvoltura literária. Tudo no texto é perfeito. Cada frase parece ter sido escrita e reescrita até ficar da melhor forma humanamente possível, a coisa é tão bizarra que me deu a sensação de estar no barco junto com o velho. Dá para sentir o balanço do mar, sério. A forma como a história é contada parece que vem em ondas, então o ritmo da leitura simplesmente remete ao movimento das águas, é incrível.

E a personagem do pescador? Um lindo estudo sobre a dignidade e a resiliência do ser humano. Meus olhos enchem d'água só de lembrar.

E é tão simples! A história de em pescador numa de suas viagens ao mar. Incrível como pode ser tão rico.

Simplesmente um dos melhores livros que eu já li na minha vida.


Nota 10.

Curiosidade: a história se passa em Cuba, antes da revolução, sensacional isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: