Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Throne of Glass - Trono de Vidro



SPOILER FREE

Como eu mencionei anteriormente, maio é o mês dos livros escritos por mulheres, e depois de dois volumes no estilo "chick lit" eu precisava de algo diferente, mas ainda mais leve de ler, logo, resolvi seguir o conselho de duas amigas e ler o primeiro livro da saga "Throne of Glass", que foi lançada em português com o título "Trono de Vidro".

E não é que as minhas amigas tinham razão? O livro (e a saga) é extremamente viciante, daqueles que fazem você virar a noite lendo, ser mal educada com quem te interrompa a leitura e decidir ficar em casa só para terminar o livro. Tudo isso por conta da protagonista, que é uma personagem feminina dessas extremamente fortes e marcantes, e que definitivamente foge do estereótipo das personagens menininhas e princesas. Pessoalmente, a achei mais interessante do que a protagonista de Hunger Games, o que mostra de que tipo de patamar estou falando.

Mas além disso, a história em si é muito envolvente, com diversos outros personagens ricos e interessantes, uma trama política devidamente complexa e uma história de mundo dignamente mitológica, estilo Senhor dos Anéis (só que menos, calma, a autora tinha 16 anos quando desenvolveu esse primeiro livro, vamos manter as devidas proporções).

Aliás, esse foi um ponto que me surpreendeu demais, a idade da autora! A sua capacidade de escrita é fenomenal para a sua idade, e nos livros seguintes (já vou adiantando) só melhora. Pois apesar do enredo ser muito interessante e prender o leitor do início ao fim, a escrita nesse primeiro volume ainda é meio estranha e um tanto amadora mesmo, mas a história e a protagonista fazem o leitor ignorar o problema, que vai reduzindo nos livros seguintes da saga.

Só para atiçar a vontade de ler, a sinopse da Livraria Cultura: "Nas sombrias e sujas minas de sal de Endovier, uma jovem de 18 anos está cumprindo sua sentença. Celaena é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças quando recebe uma proposta. Terá de volta sua liberdade se representar o príncipe de Adarlan em uma competição, lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, ela está disposta a tudo."

Nota 9!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: