Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Robert Fisk on Algeria

Nas minhas procuras de livros para melhor entender o Oriente Médio, acabei por esbarrar numa coletânea muito interessante de livros do Robert Fisk. O jornalista britânico foi correspondente de guerra em diversos países árabes, e isso torna o seu texto bastante interessante e bem contextualiazado. Esse livro em particular é sobre a antiga colônia francesa da Argélia, como o título indica de forma bastante óbvia.

A Argélia é um país norte africano riquíssimo em petróleo, e que umas 3 décadas depois da sua independência de fato da França, acabou por mergulhar numa guerra civil extremamente sangrenta. E é sobre essa guerra que a coletânea de artigos de Robert Fisk tratam.

Por ser uma coletânea de artigos, tem aquele problema previsível de ser meio repetitivo, pois todo início de artigo precisa contextualizar um leitor que pode nunca ter ouvido falar do assunto, e dá-lhe relembrar como tudo começou de novo, e de novo, e de novo, e de novo...

Mas fora isso, os artigos são muito interessantes, e não muito indicados para quem tem estômago fraco. Afinal, ainda estamos falando de uma guerra civil com um total de mortos que nunca foi fechado e onde todos os participantes foram responsáveis por grandes doses de violência. E que, de certa forma, também nunca realmente acabou, pois hoje temos a presença de células do Estado Islâmico dentro do país. E isso faz sentido ao se ler a história contada pelos artigos.

Apesar de não ser um estudo acadêmico sobre o que aconteceu no país, recomendo muito para quem quer saber um pouco sobre a história recente da Argélia e algumas correlações com outros países do Oriente Médio. O livro inclui até uma entrevista bastante curiosa com o Osama Bin Laden.

Nota 9.


2 comentários:

  1. Oi, Laura! Legal esse livro do Robert Fisk. Não conhecia ainda. Sou muito fã do trabalho dele. Não sei se você conhece, mas ele tem uma obra prima sobre o Oriente Médio, chamada "The Great War for Civilization". É um calhamaço, então talvez possa atrapalhar seu cronograma de leituras, mas é absolutamente imperdível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiano! Obrigada pela dica! Eu já conhecia esse livro, mas realmente nunca li, bom saber que é bem recomendado!
      Abraços!

      Excluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: