Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Marvels

 
SPOILER FREE

Esse mês estou super animada com o tema de "livros para ler num só dia", e aproveitei o último final de semana para pegar um clássico dos quadrinhos da Marvel, "Marvels".

O que diferencia esse volume de outros quadrinhos, além da arte realista maravilhosa que enche os olhos, é o tema central da história, que não é exatamente os heróis, e sim um fotógrafo que vive em Nova Iorque e que tem a sua vida e a sua cidade tomados por acontecimentos bizarros e destruidores por conta dos heróis.

A edição em questão (essa aí da imagem) tem todos os volumes dessa série, onde cada "livro" retrata um dos grandes acontecimentos de sagas famosas da Marvel pelo ponto de vista dos civis, e de quebra ainda tem um prefácio fofo do Stan Lee (aquele velhinho fofinho que está em todos os filmes da Marvel) e uma sessão enorme com "bastidores", isto é, como o artista montou e estudou fotos com pessoas para criar as imagens maravilhosas que compõe a Graphic Novel.

O que me surpreendeu foi o tom melancólico da história, cujo final é de partir o coração. Além disso, por ela ser centrada em pessoas normais e sobre como elas se sentem com relação aos heróis, é meio assustador ver a questão das mudanças da opinião pública e o efeito de manada entre os habitantes nova-iorquinos, uma coisa que pode parecer exagerada, mas que exemplifica a eleição do Trump, que foi anunciada de ontem pra hoje e deixou o mundo em estado de choque. Será a realidade imitando a ficção ou será o contrário? Hum... é para se pensar.

Para quem gosta dos filmes da Marvel ou de quadrinhos em geral, Marvels é uma ótima pedida.

Nota 10.

Um comentário:

  1. Nossa, que bacana! Quando vi o título, pensei que se tratava de uma graphic escrita pelo Gaiman para a Marvel, mas depois me toquei que estava confundindo com Eternos... Enfim, fiquei curiosa, porque, e fato, os quadrinhos da Marvel que conheço espelham bastante questões contemporâneas. Lembro que o debate em torno do arco guerra civil era muito próximo da problemática do ato patriota, que restringia certas liberdades civis (como privacidade) em nome do combate ao terrorismo. Enfim, entrou para a lista!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: