Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

A lógica do Cisne Negro



SPOILER FREE

Eis um livro que veio parar na minha mão por sugestão de um colega de trabalho, porque, afinal de contas, sou formada em estatística e um livro que fala sobre probabilidade faz as pessoas lembrarem de mim.

O livro foi escrito por um libanês que fez sucesso (e dinheiro) no mercado financeiro, se utilizando de métodos estatísticos menos usuais para medir e estudar riscos, especialmente o que ele chama de cisne negro. A ideia é que o cisne negro é aquele acontecimento que até o momento em que ele acontece mão existiam evidências de que ele poderia ocorrer, o que torna as estatísticas do passado irrelevantes para o seu estudo.

É um tema realmente fascinante.

E o autor sabe explorar bem o tema e sabe escrever bem, o livro prende o leitor e, por não ser nada técnico, é de fácil compreensão. De quebra, Nassim Taleb é muito culto, o que o permite incluir inúmeras referências de diversas áreas sujeitas ao cisne negro, e, por ter um ótimo senso de humor, as mescla com diversas anedotas e experiências pessoais que são extremamente divertidas.

Particularmente para mim, o que me incomodou foi justamente o livro ser pouco técnico, eu confesso que queria ter visto mais matemática ali no meio, mas entendo perfeitamente a escolha que o autor fez para melhorar as suas chances de sucesso literário. O que se provou uma decisão acertada, visto que ele já tem uns 3 livros publicados sobre o assunto e todos bem colocados na lista dos mais vendidos.

Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: