Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

O Árabe do Futuro



SPOILER FREE

Mais um livro para o desafio literário de livros para ler num só dia!

Riad Satouff é um cartunista filho de pai sírio e mãe francesa, nascido na França mas criado em diversos lugares diferentes. Seguindo a linha de Persépolis, que fez muito sucesso e chegou a concorrer ao Oscar de melhor animação de 2008, "O Árabe do Futuro" é sua autobiografia, que traz os detalhes de uma infância bem incomum (para os padrões europeus).

Nesse primeiro volume (já saíram dois em português e o terceiro saiu na França esse ano), Riad faz um apanhado da história do seus pais e seus primeiros anos tanto na França quanto na Líbia e um pouquinho na Síria, trazendo à reboque um panorama histórico e político bastante interessantes e que, por si só, já valem a leitura. Além da questão anedótica e histórica da narrativa, Riad tem um traço marcante e um ótimo senso de humor, que permeia o livro de forma muito interessante e agradável.

O que dá pena é que o livro é curtinho, uma leitura bem rápida e leve, e que deixa um gosto de quero mais no final que se torna problemático apenas porque ainda não temos o terceiro volume em português. E pelo o que percebi, ainda teremos mais volumes a serem lançados...

Para estudantes de árabe o livro ainda tem como "diversão extra" as transliterações de diversas falas do árabe, que são mantidas transliteradas enquanto o narrador/autor não compreende o que está sendo dito.

Nota 10!

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Marvels

 
SPOILER FREE

Esse mês estou super animada com o tema de "livros para ler num só dia", e aproveitei o último final de semana para pegar um clássico dos quadrinhos da Marvel, "Marvels".

O que diferencia esse volume de outros quadrinhos, além da arte realista maravilhosa que enche os olhos, é o tema central da história, que não é exatamente os heróis, e sim um fotógrafo que vive em Nova Iorque e que tem a sua vida e a sua cidade tomados por acontecimentos bizarros e destruidores por conta dos heróis.

A edição em questão (essa aí da imagem) tem todos os volumes dessa série, onde cada "livro" retrata um dos grandes acontecimentos de sagas famosas da Marvel pelo ponto de vista dos civis, e de quebra ainda tem um prefácio fofo do Stan Lee (aquele velhinho fofinho que está em todos os filmes da Marvel) e uma sessão enorme com "bastidores", isto é, como o artista montou e estudou fotos com pessoas para criar as imagens maravilhosas que compõe a Graphic Novel.

O que me surpreendeu foi o tom melancólico da história, cujo final é de partir o coração. Além disso, por ela ser centrada em pessoas normais e sobre como elas se sentem com relação aos heróis, é meio assustador ver a questão das mudanças da opinião pública e o efeito de manada entre os habitantes nova-iorquinos, uma coisa que pode parecer exagerada, mas que exemplifica a eleição do Trump, que foi anunciada de ontem pra hoje e deixou o mundo em estado de choque. Será a realidade imitando a ficção ou será o contrário? Hum... é para se pensar.

Para quem gosta dos filmes da Marvel ou de quadrinhos em geral, Marvels é uma ótima pedida.

Nota 10.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

O paraíso são os outros



SPOILER FREE

Mais um livro do Desafio Literário desse mês, de livros para ler de uma só vez!

Dessa vez escolhi o último livro lançado pela Cosac Naify do autor português Valter Hugo Mãe, "O paraíso são os outros", uma obra muito curtinha, mas linda e singela, que conta as percepções de uma garotinha acerca do amor. O autor estava realmente inspirado. Para abrilhantar o trabalho, a edição ainda tem obras do artista brasileiro Nino Cais, com bonitas fotomontagens feitas a partir de fotos antigas de casamentos.

Fiquei muito triste com o fim da Cosac Naify, eles faziam edições belíssimas e tinham um cuidado especial com esse autor, do qual virei fã desde o primeiro livro que li dele ("O filho de mil homens"). Foi uma perda para os leitores brasileiros.

Nota 10!

domingo, 6 de novembro de 2016

Songs of Experience



SPOILER FREE

Há alguns anos minha sogra (que tem um excelente gosto para livros) me deu uma edição linda de "Songs of Experience" do William Blake. A edição reproduz as ilustrações do poeta para a sua obra, que casa poesia com imagens, algo bastante original no século XVIII, e que, por limitações técnicas da época, teve uma tiragem bastante limitada, visto que as cores precisavam ser acrescentadas à mão pelo artista. Em português não conheço nenhuma edição dessa forma, que teria que ser bilíngue, mas as poesias são encontradas em traduções que juntam o Canções de Experiência com Canções de Inocência.

O problema é que até mês passado, os meus livros de poesia ficavam num lugar meio inacessível para mim nas minhas estantes, então o livro ficou abandonado por tempo demais. Mas, às custas das minhas costas, eu troquei todos os meus livros de lugar, para melhor acessar o que ainda não li, além de manter à mão alguns livros de consulta, além das poesias, que eu acabei deixando de ler e estava sentindo falta.

Desde então, estou recuperando a coluna e passei a ler poesia todos os dias (ótimo exercício inclusive, fica a dica).

E determinado dia resolvi pegar William Blake, e desde então li uma poesia do livro por dia até acabar, porque é simplesmente viciante. Altamente recomendado, não importa se for no original ou traduzido.

Nota 10.

Azul é a cor mais quente



SPOILER FREE

Novembro está sendo um mês feliz para a minha meta anual de leitura, porque o tema do desafio literário desse mês é livros que você lê de uma "sentada" só. Em outras palavras, estou aproveitando para ler vários Graphic Novels e de quebra estou aumentando minha meta de livros do ano!

A primeira Graphic Novel que resolvi pegar para ler foi "Azul é a cor mais quente", uma leitura linda, dramática e pesada sobre ser homossexual e não aceitar por conta de preconceitos entre família e amigos. É também um livro que foi transformado em filme por um diretor francês que deu o maior bafafá entre cenas quentes para os espectadores e denúncias de abuso por parte das atrizes.

Mas o livro é lindo, tanto na história, que é de partir o coração, quanto nas escolhas estéticas, visto que a única cor que sobressai em todos os quadros é o azul que conquista o amor da protagonista. Uma coisa linda de ver e de ler.

é ou não é uma lindeza?

Super recomendado para todos.

Nota 10!

Aradia - Gospel of the Witches



SPOILER FREE

Esse é um livro que eu queria ter lido há muito tempo, mas sabe como são as coisas e você vai empurrando com a barriga.

Aradia é um dos livros usados como base para o desenvolvimento do que hoje chamamos de Wicca e do neopaganismo. Escrito no final do século XIX pelo folclorista americano Charles Leland, o livro é uma coleção de relatos de mitos, feitiços e rituais da bruxaria italiana, chamada Stregheria.

É um livro surpreendentemente curto, e com mitos muitíssimo interessantes, além de lindas poesias. Para os pagãos é uma fonte de informação bastante rica e a leitura vale muito a pena. Mas, é uma questão de gosto e de linha espiritual dentro do paganismo realmente curtir o conteúdo do livro. Para quem curte ocultismo e/ou mitologia em geral também é uma leitura interessante. Fica a dica que eu consegui uma cópia gratuita na Amazon americana.

Nota 9.

sábado, 5 de novembro de 2016

Soufflé


SPOILER FREE

Mais um livro para o tema do Desafio Literário de outubro, livros com títulos de apenas uma palavra! Dessa vez, escolhi uma autora turca, Asli Perker, com o seu único livro (por enquanto) traduzido em outros países, inclusive no Brasil (o título ficou o mesmo, claro).

Apesar da autora ser turca, o romance Soufflé não só é universal, em termos de tratar de problemas, situações e sentimentos comuns a humanidade como um todo, mas também é globalizado, porque trata de três histórias distintas que se passam na Turquia, França e EUA. O que as liga é um livro de receitas de Soufflé, o que explica o título.

Na Turquia seguimos a história de uma dona de casa cujos filhos já cresceram e se mudaram (sendo que a filha migrou para a França), mas que precisa cuidar da mãe doente, e a cozinha é o restou em sua vida que ainda faz sentido e lhe dá esperança. Na França, seguimos a história de um rapaz recém viúvo, que para se sentir mais perto da esposa falecida e como exercício para começar uma nova vida, resolve aprender a cozinhar. Nos EUA seguimos a história de uma imigrante das Filipinas que passou a vida se anulando frente aqueles que ela ama enquanto tenta manter a sanidade mental cozinhando pratos do mundo inteiro.

Enfim, é um livro bastante dramático, e eu aconselho a leitura com uma caixa de lenços de papel à disposição, você vai precisar.

Fiquei  apaixonada pelo estilo da autora, e me surpreendeu demais a sua capacidade de ilustrar dramas tão humanos. Gostei tanto que estou  triste que ainda nenhuma outra de suas obras tenham sido traduzidas do Turco, o que eu espero que seja uma injustiça a ser revista muito em breve.

A literatura turca tem me surpreendido muito ultimamente, e para quem curte bons livros e gostaria de ampliar os horizontes das suas leituras, que, normalmente, se restringe à literatura brasileira, americana e europeia (basicamente ingleses e franceses), é uma ótima sugestão para começar.

Nota 10.