Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Bicycles: love poems



MY MUSE
I am my own
Muse

I delight me
With my words
Of both wisdom
And wit

I teach myself
So much
Such insight
Into the human
Soul
Such compassion
For the weak and weary
Such utter contempt
For the self-satisfied

I think
What a wonderful world
It would be
If only people
Would listen
To me

I look at the full moon
And bay
Come
Come
Come to me
Let's explore
A new world

SPOILER FREE

Durante essas férias acabei usando o Kindle do celular para manter o hábito de ler poesias diariamente, e acabei lendo todo o livro da americana Nikki Giovanni.

A autora negra (foto na capa do livro) é uma das grandes influências atuais da poesia norte-americana, vencedora de diversos prêmios e professora universitária. O livro "Bicycles" é uma coletânea apenas de poemas de tema amoroso, o que achei que torna o volume um tanto quanto repetitivo e açucarado demais para o meu gosto atual (já tive uma fase em que eu curtia exatamente esse tipo de livro). Infelizmente ela ainda não foi traduzida para o português.

O seu estilo de poesia é simples, o que torna a leitura muito leve e tranquila, onde a graça está no jogo de palavras escolhidas pela autora. Ela também trabalha com temas bem autobiográficos e do dia a dia. E alguns dos poemas dessa seleção foram criados para situações bem específicas, como para uma universidade que passou por um momento difícil ou time universitário, e se eu soubesse mais sobre a razão de ser deles acho que teria apreciado mais o trabalho, mas como estava viajando e a internet não era a melhor coisa do mundo, acabei não fazendo a pesquisa.

Não me identifiquei muito com o estilo, mas a qualidade do trabalho transparece no livro.

Nota 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: