Pesquisar este blog

sábado, 22 de abril de 2017

Paroles

LE CANCRE

Il dit non avec la tête
mais il dit oui avec le coeur
il dit oui à ce qu'il aime
il dit non au professeur
il est debout
on le questionne
et tous les problèmes sont posés
soudain le fou rire le prend
et il efface tout
les chiffres et les mots
les dates e les noms
les phrases et les pièges
et malgré les menaces du maître
sous les huées des enfants prodiges
avec des craies de toutes les couleurs
sur le table noir du malheur
il dessine le visage du bonheur
 
SPOILER FREE

Esse é um autor que me lembra as aulas de francês na Aliança Francesa, e que aprendi a apreciar na biblioteca que tinha na Aliança que eu frequentava. Bons tempos!

Sou fanzoca do Jacques Prévert, com seu humor tão francês e sua crítica pesada à igreja e às maldades do ser humano. Gosto de boa parte do que ele escreve, o que me torna uma leitora enviesada. E gosto especialmente dos seus textos sobre as guerras, visto que ele vivenciou as duas grandes guerras do século XX.

Nas aulas de francês, inclusive nas escolas francesas, ele é muito estudado por sua poesia, mas ele também era roteirista e fazia alguns trabalhos plásticos, e foi muito importante para o cinema francês, e parte de suas poesias também foi musicada, a mais famosa é "Les feuilles mortes".

Para quem não fala francês, tem um livro dele bilíngue que eu gosto muito, chamado "Poemas", que tem uma bela seleção de 43 poemas dele. Super indico.

Para quem fala francês, Paroles é uma obra sensacional, com textos que variam muito de estilo e de temas, bem a cara de Jacques, é um dos seus livros mais importantes e representativos. Vale muito a leitura.

Nota 10!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: