Pesquisar este blog

domingo, 10 de setembro de 2017

Empire of Storms (Throne of Glass 5) - Império de Tempestades


     The bone drums had been pounding across the jagged slopes of the Black Mountains since sundown.
    From the rocky outcroppingon which her war tent groaned against the dry wind, Princess Elena Galathynius had monitored the dread-lord's army all afternoon as it washed across those mountais in ebony waves. And now that the sun had long since vanished, the enemy campfires flickered across the mountains and valley below like a blanket of stars.
     So many fires - so many, compared to those burning on her side of the valley.
     She did not need the gift of her Fae ears to hear the prayers of her human army, both spoken and silent. She'd offered up several herself in the past few hours, though she knew they would go unanswered.

SPOILER FREE

Como no início de setembro, quase um presente de aniversário, foi lançado o sexto livro da série "Throne of Glass" (Trono de Vidro em português), resolvi que era um bom momento para lembrar um pouco da história e ler o livro anterior, que eu já havia comprado mas acabei não lendo.

(Para quem quiser relembrar comigo: Throne of Glass, Crown of Midnight, Heir of Fire e Queen of Shadows)  


Eu estou adorando a saga de Celaena/Aelin, mas o problema de sagas muito longas, como essa, onde existem muitos personagens para acompanhar, e diversos detalhes para lembrar, é que quando se fica quase um ano sem ler um livro, quando se retoma a memória não acompanha muito bem, eu simplesmente tive dificuldade de lembrar de diversas coisas. O ponto positivo é que a autora, Sarah J. Maas não é daquelas que ficam te lembrando de tudo o tempo todo (o que realmente me irrita, ainda mais quando leio os volumes seguidinho), o negativo é que eu acho que não aproveitei tão bem quanto poderia a história.

(Não é a toa que me recuso a ler Game of Thrones enquanto não terminarem de publicar tudo!)

A continuação da história de Erileia é tão boa, senão melhor, que os livros anteriores, com a vantagem que a autora está melhorando cada vez mais sua capacidade de escrita, definição de personagens e criação de arcos de narrativa. A forma como ela consegue me surpreender no enredo é sensacional. E conforme a saga vai caminhando, Sarah tem aumentado o número de narradores contando a história, e ela tem ficado cada vez melhor na troca de vozes deles.

Tomara que ela continue assim e continue escrevendo muito, vai ser maravilhoso acompanhar seu desenvolvimento.

E finalmente chegou o ponto da história em que os interesses românticos resolvem ser mais escancarados, o que traz diversas passagens que deixam "50 tons" no chinelo (o que não é difícil, mas deu para entender o recado). Pontos extras para quem curte.

A única coisa que me incomodou nesse volume é que talvez a autora tenha exagerado um pouco no sofrimento imposto a personagem principal. Tudo bem que ela é maravilhosa, forte e uma das melhores protagonistas femininas que já li, mas precisava disso tudo? Fiquei um tanto incomodada. Não sei o quão necessário era.

Mas fora isso, me deixou doidinha pra ler o livro seguinte, tanto que comecei a ler no dia que lançou (agradeço aos deuses pelo Kindle ser wireless) e já estou quase acabando. Aguardem a resenha. Vale mencionar parte da loucura para ler o livro seguinte foi devido ao gancho absurdo no final. Só não foi tão ruim assim porque veio num quase anticlímax e acompanhado de tanta violência que realmente... confesso que foi bom ter uns dias para descansar (foram 2 dias lendo outro livro).

Nota 9,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: