Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Dusk or Dark or Dawn or Day

     The wind howls, the rain comes down in sheets, and Patty is still dead.
    The earth settles, the grave grows green with the first shoots of hungry scrub grass and dandelion root, and Patty is still dead.
    The funeral bells are silent, the last of the we're-so-sorry cakes have been reduced to stale crumbs that attract marching regiments of ants, and Patty is still dead. Patty is going to be dead forever, because that's what dead
means: dead is the change you can't take back, dead is the mistake that can't be unmade.

SPOILER FREE

Eis um livro que resolvi comprar porque estava barato e ele tinha boas resenhas no Goodreads. Fora isso, nada que a autora americana Seanan McGuire já escreveu me deu vontade de ler, exceto esse livro.

Como não resistir a uma boa história de fantasmas?

E impressionada eu fiquei. Devidamente. Não sei quanto aos demais livros da autora que não tenho vontade de ler, mas esse aqui valeu a pena. Não só o enredo em si é bastante interessante, com uma construção de mundo bem feita, mas eu amei a personagem principal.

Apesar dela parecer a princípio uma alma muito benevolente e que só faz boas ações, no fundo ela é medrosa e egoísta, o que a torna bastante complexa. Assim como outras personagens que vão sendo apresentadas ao longo da história. É até complicado falar muito da história ou dos demais personagens sem dar spoiler do livro.

Mas ficou tão legal que eu leria outras histórias passadas nesse mundo que Seanan criou, pois ele ficou muito muito muito interessante. Valia mais livros do que apenas esse, que sim, tem final, sem abertura para continuações. Grande raridade hoje em dia. Ponto positivo.

Mas nem tudo são flores... tudo é muito legal no livro depois que você entende como as coisas funcionam, o que demora um pouquinho, porque é um tanto confuso mesmo e os termos que a autora escolheu não ajudam tanto assim, isso quando não atrapalham. E às vezes o texto fica piegas, afinal, está-se falando de morte e saudades dos entes queridos etc.

Em resumo, é uma boa leitura que vale a pena o esforço, mas é preciso um pouco de paciência para entender o contexto e com as breguices. Superado isso, um prato cheio de literatura young adult.

Nota 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: