Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2018

The Sandman Vol.6 - Fables & Reflections


SPOILER FREE

Nesse volume de Sandman, Neil Gaiman volta a trabalhar com contos, e aqui encontramos os seguintes: "Fear of falling", "Three Septembers and a January", "Thermidor", "The hunt", "August", "Soft places", "The Song of Orpheos", "Parliament of Rooks" e "Ramadan". Ufa!

Com poucas exceções, o tema central das histórias é o poder dos sonhos. Em "Fear of falling" temos a história de uma pessoa comum, que após um encontro com Morpheus acaba revendo suas decisões. Em "Three Septembers and a January" temos uma disputa entre Sonho e Desespero pela vida de um homem arruinado. Já "The hunt" é mais um mito, onde um avô conta a história da origem da família para sua neta cética, que inclui um encontro com o eterno Sonho. "August" traz um dia na vida do imperador Augustus, em que ele decide passar o dia travestido de  mendigo nas ruas e acaba revelando seus sonhos para um anão. "Soft places" brinca com a fronteira do que é e não é real no mundo dos sonhos, e traz como personagem principal Marco Polo. Em "Parliament of Rooks" uma criança pequena acaba por entrar no mundo do sonhos e é acolhida por diversos servos de Morpheus, que se alternam contando suas histórias para ela. "Ramadan" é uma história de temática árabe, onde um sultão sonha em preservar para sempre sua cidade majestosa enviando-a para o mundo dos sonhos.

Já os contos "Thermidor" e "The Song of Orpheos" contam passagens da vida do filho de Sonho. Aparecendo pouco até esse volume, o personagem de Orpheos se revela muito mais interessante do que eu esperava. A história "Thermidor" nem é exatamente com ele como personagem principal, mas acaba sendo muito interessante e mais a frente se torna importante em outras histórias. Já "The Song of Orpheos" conta toda a tragédia do rapaz, e é digna de um livro de mitologia.

De todos esses contos, preciso dizer que meu preferido foi "Ramadan", não só pelo tema árabe, que adoro, mas porque o final dele é tão tocante, e nos dias atuais com todos os conflitos no Oriente Médio, ele continua indo direto na ferida.

Nota 10, com louvor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: