Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Musashi - livro 1 - A Terra . A Água . O Fogo

SPOILER FREE

E começou fevereiro, mês dos nomes próprios no Desafio Literário 2012! E para começar com grande estilo resolvi ler o grande clássico japonês "Musashi", que obviamente é o personagem principal. Musashi é uma obra referência na literatura nipônica, contando a história do maior samurai japonês de todos os tempos.  O livro foi escrito em forma de novela de jornal, lá no início do século XX, e depois foi organizado em sete livros.

Em português temos duas edições, uma com 2 volumes, e outra, recém lançada, de 3 volumes (muito mais fácil de levar no metro). Estou lendo a de 3 volumes, então podem aguardar mais dois posts!

Mas vamos ao que realmente interessa.

Musashi é brilhantemente escrito. É sério, não sei se é o tema, ou se é a escrita do autor, mas é tudo lindo: as paisagens, as personagens, a filosofia japonesa... tudo muito bem acompanhado de necessárias notas de rodapé para os leitores ocidentais. A história em si é legal, não é alucinante de rápida (Dan Brown, alguém?), nem morosa (Tolkien e o primeiro livro do senhor dos anéis são um marco na minha vida), também não tem grandes cenas de batalha (esquece Bernard Cornwell, não é o mesmo estilo) e o romance é tipicamente japonês (muito drama e pouca ação, saudade de leituras mais picantes...), mas para quem não gosta de água com açúcar, não se preocupe, a história não é sobre os amores na vida do Musashi e sim sobre a sua trajetória para se tornar uma lenda! Claro que isso envolve as pessoas que cruzaram a sua vida, e isso inclui mulheres, mas nada de cortar os pulsos ou precisar de uma dose extra de insulina.

Fora que o livro é dividido em micro capítulos (ele foi escrito como novela de jornal, lembram?), o que facilita muitíssimo a leitura rápida do metrô ou antes de dormir. O único problema nesses casos é a ansiedade de saber o que vai acontecer!!!! E nem pense em ler sem ter o volume seguinte do seu lado, porque não vale a pena, você vai querer matar alguém para conseguir o livro seguinte imediatamente.

E pense que no primeiro volume tem apenas os três primeiros livros da obra... então ainda falta muito para Musashi se tornar uma figura digna. Ele tem MUITO a aprender. Melhor ter paciência com ele, ok?

Nota 10!

4 comentários:

  1. Nossa, que legal! Adoraria ler esse livro! Quem sabe ele não surge na minha vida! Ótima resenha!
    Criei um blog há menos de um mês, ficarei infinitamente feliz se você puder visitá-lo e, quem sabe, segui-lo e comentar em alguma postagem (entrepalcoselivros.blogspot.com)! Ótima semana pra você! :)

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros do tipo. A minha admiração pela literatura oriental é recente. Bom, sua resenha me motivou bastante.

    ResponderExcluir
  3. Li no Kindle, na versão inglesa, já tem alguns anos. Alias, é domínio público já (fica a dica).Tem uma trilogia antiga em filme tb, com o Toshiro Mifune, muito boa de assistir. Muito bom, não é 100% correto do ponto de vista histórico pelo que eu li depois, mas é um romance que, acho eu, na época não era comum, romance histórico. Mistura personagens ficcionais com verdadeiros. O que eu acho fascinante é o arco do Musashi, que inicia como um animal quase irracional, um urso imbatível e, através do estudo, da meditação e dos duelos, ele vai se transformando em algo completamente oposto. Mas ainda imbatível. É a mesma ideia do cavaleiro andante europeu, acontecendo em outra parte do mundo desconectada, como o Japão. Ele foi o maior filósofo das artes marciais japonesas, e toda a cultura samurai deve muito a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li em inglês, mas tenho a impressão que as traduções do japonês direto para o português são, em média, melhores. O domínio público tem que ver para qual versão é. Em japonês é uma coisa, as traduções são outras, cada tradução pertence a uma editora e tem uma data para se tornar domínio público também.

      Excluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: