Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Isadora Duncan a Graphic Biography


SPOILER FREE

Estou adorando esse mês do Desafio Literário, fazia realmente muito tempo que eu não lia nada parecido com quadrinhos. E essa Graphic Novel foi um grande achado que fiz pesquisando livros sobre Isadora Duncan, e arranjei um usado bem baratinho pelo site Better World Books, que vende livros usados por um preço extremamente amigável e não cobra frete, mesmo internacional. Só demora pra chegar, não se deve acreditar no prazo dito no site. Você compra e esquece, um dia chega.

Tendo como assunto Isadora Duncan, a graphic novel não tinha como não ser linda, e é mesmo. O prefácio da Lori Belilove (que é uma professora da técnica da Isadora em Nova Iorque, mas que volta e meia está nos visitando lá em Salvador) é muito interessante. E claro, a vida da Isadora Duncan é um escândalo. Ela era uma verdadeira revolucionária, em todos os sentidos. Fora que todos os aspectos da sua vida parecem saídos de um romance, de tão surreal que são. Essa mulher não era desse mundo.

Mas... mas... a autora, Sabrina Jones, deixa a desejar com o seu livro. Apesar de ter feito uma linda e extensa pesquisa tanto factual quanto gráfica da Isadora (dá até para reconhecer alguns passos *.*), o livro é extremamente superficial. Parece um resumo muito resumido da vida dela, e não uma biografia. O que eu achei uma pena, pois se o livro fosse mais extenso (pelo menos 3 vezes maior), ele poderia ser bem mais interessante e rico. E nós teríamos muito mais lindas imagens da Isadora para ficar olhando...

Nota 7,5.

Novamente para vocês terem uma ideia:

Aqui um gostinho do resultado na Graphic Novel

E a inspiração da autora veio de ilustrações de outros artistas que pintaram Isadora

E também de fotos dela feitas na época

Isadora dançando no Partenon em Atenas

E uma das imagens mais famosas, desenhadas e copiadas da bailarina

3 comentários:

  1. que lindooooooooooo HQ e site anotados pra pesquisar mais tarde!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, não brinca. Meus olhos estão brilhando diante desse achado. Eu queeeero!

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada pela tecnica de isadora, ja conhecia o livro mas nunca tive a oportunidade de ler. Vou ver se consigo comprar (:

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: