Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

50 tons mais escuros


SPOILER FREE (KIND OF)

Não sei porque fiz isso comigo mesma... depois de ler o primeiro eu tinha certeza de que o segundo não podia ser bom, mas tudo bem, de vez em quando é bom ler algo tão ruim assim, faz a gente apreciar muito mais o que é bom.

Mas "50 tons mais escuros" conseguiu superar a minha expectativa, só que de uma forma ruim. A escrita é melhorzinha, apesar de ainda ser repetitiva, a autora aprendeu palavras e expressões novas, ou quem sabe ela mesma se cansou das que ela usava e simplesmente cortou do texto, afinal, não faziam a menor falta. Em compensação a história....

Eu já tinha achado "50 tons de cinza" um livro machista, mas que parecia se esforçar para não ser, mas a continuação é infinitamente pior, o que confirma a minha teoria. Triste isso. Depois de ver um livro que falava de um assunto tão pouco comentado como BDSM, eu imaginava, inocentemente, que por mais que tivesse poucas informações e por mais que a protagonista/narradora conhecesse nada do assunto, que caso o tópico continuasse em pauta que a coisa seria mais esclarecedora. Pelo contrário! É um livro extremamente preconceituoso com a prática. Deu vergonha alheia de ler. Até porque depois de 370 páginas degradando as pessoas que praticam BDSM e classificando-as como doentes, não é uma página do psicólogo do Christian Grey dizendo que não é considerado doença nem algo anormal que vai convencer os leitores, não é mesmo? Nem a protagonista se convence! E o pior, os praticantes que aparecem no livro se acham doentes também! Vergonhoso... vergonhoso.

Mas voltando ao problema machista da situação, apesar de Bela, quer dizer, Ana, passar o livro inteiro dizendo que ama o cara e não liga para o quão rico ele é, a autora trai a personagem, pois a história toda se prende ao que eles fazem com o dinheiro de Christian: mansões, festas de caridade (menos mal), lanchas, carros conversíveis dados de presente, jantares caros, guarda-roupas recheados de roupas de grife... dinheiro sendo colocado na conta da Ana sem ela pedir... e claro, toda a dúvida que surge sobre o quão justa foi a promoção dela no trabalho. O caso do carro eu achei especialmente vergonhoso, a tal deusa interior dela não é nenhuma deusa, é só uma viciada em sexo que gosta de ser mimada. Toda a forma como ela se derrete quando vê que vai ganhar um conversível é de doer. A promoção eu achei difícil de engolir, como alguém que não acredita que o cara gosta dela mesmo quando ele diz que a ama pode acreditar nele quando ele diz que não mexeu nenhuma palhinha para ajuda-la? Não faz sentido.

Fora todos os clichês machistas de sempre: ele acha que ela não dirige bem, reclama de roupas curtas que ela usa, morre de ciúmes dos amigos dela e ela das amigas dele (especialmente das ex), ele quer controlar o que ela come e bebe (?!?!?!?!?!?), ela cozinha ele não, ele sabe tudo de sexo por causa das suas relações anteriores e isso está tudo bem, enquanto ela só teve ele na vida e ele acha isso fantástico (e ela não liga, claro), ele é forte e sabe fazer de tudo (menos cozinhar), ela é uma coitada que precisa de ajuda para tudo senão mete os pés pelas mãos (menos para cozinhar, e,ok, sabe se defender minimamente quando é atacada). E, claro, o maior deles: ela quer se casar com um homem rico! E gato, claro. Que ele queria bater nela por prazer próprio no início não importa. Que ele é extremamente controlador e ela tem medo dele também não. Faz parte do papel de macho-alfa.

É com muito pesar que vou abrir o terceiro livro, e vou tentar ir até o fim. Se eu consegui ler "Twilight" até o fim, também consigo ler "50 tons", apesar de "Twilight" ser pelo menos engraçado de tão ruim, o que "50" não consegue ser... salvo alguns momentos genuinamente trágicos.

Nota 1.

18 comentários:

  1. Twilight não é nem um pouco ruim! E eu gostei muito da trilogia 50 tons de cinza! Vc não tem um bom gosto literário! IDIOTA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto literário é algo muito pessoal Gabrielle, e eu poderia dizer exatamente o mesmo de você por você gostar. Mas dito dessa forma, sem nenhum tipo de fundamento, é apenas uma afirmação vazia que não quer dizer nada nem acrescenta na discussão. É como eu preferir vermelho e você azul e a gente tentar decidir qual é a cor mais bonita. Perda total de tempo.
      Agora, se você tiver argumentos sobre a qualidade dessas duas séries poderei parar para ouvir.
      Os próximos comentários como o seu serão vetados por falta de conteúdo para afirmar uma grosseria sobre a minha pessoa, valeu?
      Tá avisado.

      Excluir
    2. Não tem bom gosto literário foi ótima.
      Aposto que ela tem 12 anos e foram os únicos livros que ela leu na vida...

      Excluir
    3. Menos gente... menos... vamos deixar o drama para o Sr e a Sra Grey :-)

      Excluir
    4. Calma Laura, a Gabrielle te, 15 anos...não conta a opinião.

      Excluir
    5. Não acho que ter 15 anos invalide a opinião de ninguém, e pessoas supostamente maduras também podem agir como crianças... por isso respondi na boa e bem explicadinho :-)

      Excluir
    6. EU LI E RELI OS DOIS ULTIMOS LIVROS E AMEII. OSTRA A ESCRITORA SE AMADURECENDO DURANTE A ESTORIA O QUE PRA MIM FOI FORMIDAVEL.....E UM LIVRO VCIANTE......DOUU APLAUSOSO A JAMES E AGORA ESPERO QUE O FILME NÃO NOS DECEPCIONA TANTO QUANTO PRIMEIRO......QUE O SEGUNDDO SEJJA FILMADO DE ACORDO O LIVRO......ESTOU NA EXPPECTATIVA.

      Excluir
  2. Você não poderia ter sido mais precisa em seus comentários, a Ana é super chata e enfadonha, e o Christian pode ser lindo e maravilhoso,mas, é um neurótico. Não consigo entender tanto alarde em torno destes livros, foi um sacrifício terminar este livro na vã tentativa de entender o que poderia agradar tanto e definitivamente foi decepcionante. Concordo com sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo inteiramente, não sei como a trilogia fez tanto sucesso!

      Excluir
  3. Concordo com seus comentários.Acho a Ana uma chata enfadonha, o Christian apesar de lindo,maravilhoso e podre de rico é um neurótico.Terminei de ler o livro com muito esforço na vã esperança de encontrar algo que justificasse histéricas defesas da maravilha que seria o livro.Apenas perdi meu tempo, definitivamente é muito fraco. Seu ponto de vista foi ótimo.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkk é engraçado ler os comentários, o livro em questão é uma trilogia, logo: começo, meio e fim não dá para tecer comentários tendenciosos, mas é óbvio que é comercial, superficial, entretanto é uma leitura que te remete a fantasia, não queira ler este tipo de livro e comparar com Saramago, Claricie Lispector etc, uma coisa é uma coisa, rsrs o resto é o resto ;)50 tons está mais para Julia, Sabrina etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a comparação com Julia, Sabrina etc, mas não diz que é fantasia não! Esse gênero é cheio de coisas boas e não tem nada a ver com 50 tons! Anne Rice... Tolkien... até Harry Potter! Tudo muito melhor em termos de qualidade! :-)

      Excluir
  5. eu adorei os tres livros muito bom, muitos jugam so pelo erotismo mais e muito mais que issoa autora mostra que e uma historia de mudanca e um sedendo para outro, primeiro o cristian foi uma criaca traumatizada pelo fato da mae ser usuaria de crack ele cresceu sendo adotado e com uma mente muito masoquista mais ai veio a anatasia e com seu jeito meigo e carinhoso fez com que ele acordasse pra vida

    ResponderExcluir
  6. Aliás, uma resenha lindamente feminista com uma análise sensacional de tudo o que tem de ruim na trilogia:
    http://blogueirasfeministas.com/2015/02/50-tons-de-preconceito-repressao-sexual-e-machismo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+BlogueirasFeministas+%28Blogueiras+Feministas%29

    ResponderExcluir
  7. Oi Laura, AMEI seu texto!! Depois de muito (muito mesmo) custo consegui terminar de ler o 1º livro só pra entender o porque de tanto alarde e sinceramente, ainda não entendi como faz tanto sucesso (não vou ler o resto de jeito nenhum). Acredito que a parte do sadomasoquismo seja a única coisa aceitável no livro, pois tem gente que gosta mesmo dessa história de dominante/submisso/punição etc (vai entender haha). O que mais incomodou na história inteira é o fato da Ana se submeter a coisas que ela não gosta e não quer SÓ para ficar com o "amor" da vida dela!! Pelo amor!! Ela conhece o cara há menos de 1 mês! Cade o amor próprio? E mesmo que as crianças de 14/15 anos me odeiem, eu preciso confessar que não suporto esse Christian Grey.. Um cara arrogante, mandão, acostumado a ter tudo o que quer.. Essa nova geração que idolatra esse personagem está perdida.. Bom, de qualquer forma, faço das suas as minhas palavras (odeio a deusa interior e a mordida nos labios tambem haha)

    ResponderExcluir
  8. Se você não gosta desse tipo de trilogia por que lê? Eu concordo que seja vago e mal escrito, mas simplesmente não leio. Não entendolguém ler só para falar mal. É como alguém que diz: "estava passando pela sala e ouvi no programa do Ratinho que .....Não assisto isso, só estava passando pela sala e ouvi. " Fala sério?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara... uma coisa que faz tanto sucesso e é muito, mas muito ruim, precisa ser lida/vista para poder ser criticada, senão você será atacado por todos os lados quando for dizer o que você pensa sobre o assunto. É como falar mal de Transformers sem ter assistido, complicado, né?
      Fora isso, eu realmente gostaria de entender o que leva coisas como "50 tons de cinza" fazer tanto alarde, continuei sem entender, é verdade, mas valeu a tentativa.
      Esse ano li outra série ruim que fez muito sucesso, eu confesso que às vezes me pergunto porque continuo fazendo isso, talvez eu seja curiosa demais mesmo, com uma pitada de masoquismo kkkkkkkkk

      Excluir
  9. Concordo que Fifty Shades of Grey com Jamie Dornan tem sido um preâmbulo para as mulheres, porque ele ajudou-os a se expressar mais claramente como eles querem viver a sua sexualidade, deixando para trás tabus para inaugurar uma era de comunicação sem limitações.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: