Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Fim


SPOILER FREE

E finalmente chegamos nos temas de maio para os meus Desafios Literários! Esse mês preciso ler romances contemporâneos, livros que ganhei de presente e algum clássico europeu que não seja inglês.

Dentro desses temas, o primeiro a sair da estante foi um livro menorzinho, porque a ideia era levá-lo comigo numa viagem a São Paulo que não previa muito tempo disponível para leitura (tiro e queda, só abri o volume no voo de volta). Esse livro eu ganhei no último Natal, presente da minha mãe, sempre cuidadosa em comprar livros que eu não tenha (tarefa difícil, eu sei). Para não arriscar ela comprou um lançamento de final de ano da atriz Fernanda Torres, um livro que tem recebido críticas muito positivas.

Apesar de não ter sido a época mais propícia para ler algum livro com o teor de "Fim", a autora me surpreendeu muito positivamente, porque o livro é muito bem escrito! Ele vem dividido em 5 partes, cada uma com o nome de um dos 5 personagens masculinos principais, que são amigos durante quase toda a vida. Dentro de cada parte você encontra diversos capítulos sobre o personagem título, sendo que os narradores variam entre os amigos, as mulheres (ex, amantes, de toda a vida, enfim, é variado) e alguns penetras no círculo de amizade. Dessa forma, o livro é uma grande colcha de retalhos com estilos de narrativa diferentes, onde tudo se encaixa dentro de diversas perspectivas sobre o dia a dia de 5 casais de amigos desde a juventude vivida no Rio de Janeiro da década de 60 (aproximadamente) até praticamente a morte.

As histórias são extremamente pitorescas, e talvez um pouco clichés, mas são contadas de forma tão divertida e variada, com tantos encontros, desencontros e mal entendidos, que a leitura flui de forma muito leve e rápida. Para um livro pequeno, há um certo excesso de personagens, o que confunde um pouco, e é necessário um certo esforço para acompanhar quem é casado com quem, quem se separou ou morreu, porque a história não é contada de forma linear e as relações entre os narradores e o personagem título nem sempre são óbvias, o que atrapalha ainda mais. Mas se isso não for um problema para você o livro é simplesmente delicioso.

Para um livro de estréia (corrijam-me se eu estiver errada nessa informação), achei fabuloso e muito acima da média. Dentro do que já li de literatura nacional ele também vai bem, apesar do excesso de nomes envolvidos na trama. Faltou talvez alguma surpresa, pois não há nada de surpreendente na estória, mas quem disse que isso é essencial, né?

Nota 9.

Um comentário:

  1. Literatura nacional é algo que sempre me falta na estante... e não conheço muita gente que me faça indicações, especialmente em se tratando de literatura contemporânea... Não sabia que a Fernanda Torres tinha escrito um livro. Gosto dela, acho-a uma boa atriz, bem divertida. Vou procurar depois!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: