Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de março de 2015

O jogo de ripper




SPOILER FREE

Estou super atrasada com as resenhas porque o blogger está brigado com o meu navegador e estou com dificuldades de criar novos posts.Explicada a situação, vou tentar colocar o atraso em dia!

Então, esse livro faz parte do desafio literário de março, com o tema "autor da América Latina", e nem pensei duas vezes em escolher a chilena Isabel Allende (fiquei apaixonada pelo livro "a casa dos espíritos").

Mas "o jogo de ripper" não tem nada em comum com "a casa dos espíritos" a não ser a autora. Isabel Allende dessa vez nos traz uma história policial, onde um grupo de adolescentes jogadores do RPG Ripper se diverte tentando solucionar casos reais, dos quais eles conseguem informações de primeira mão através do pai de Amanda, mestra do jogo, que é policial. Até que a quantidade de assassinatos, conforme previsto pela astróloga amiga da família de Amanda, começa a aumentar, chegando perto demais para ser apenas uma diversão e passa a ser uma situação de vida ou morte.

Mas não fique pensando que é um romance de mistério qualquer, não, é Isabel Allende! Ela não se prende à estrutura tradicional desse tipo de livro, claro, ela costura a trama esperada para o tema com uma lição literária de como inserir cenas do dia dia e criar profundidade aos seus personagens, porque mesmo o personagem que só aparece para fazer número na quantidade de corpos acumulados tem uma história de pano de fundo, o que é sensacional. No final das contas é um romance policial com a cara da Isabel Allende!

E não, você não acerta quem é o assassino. Você acha que sabe, mas ela te surpreende até o final.

Apesar da autora não pretender escrever mais nada nesse gênero (segundo essa entrevista aqui), eu espero que ela mude de ideia, o estilo literário agradeceria muito!

Nota 10