Pesquisar este blog

domingo, 17 de abril de 2011

O Jardim do Passado - terceiro volume da Trilogia do Cairo

SPOILER FREE



Ufa!!!! Acabei!!!

Depois de 4 meses acompanhando a saga dessa tradicional família egípcia, terminei a Trilogia do Cairo!

E já sinto saudade dos personagens... gostoso demais isso!

Livro bom é assim, né? Você termina e fica com saudade e gosto de quero mais... mas para não saturar, já estou com outro autor na cabeceira! E dessa vez, um livro mais fino e leve, pois ainda tenho uma meta para atingir!

A Trilogia do Cairo é maravilhosa, mas é densa, daquele tipo de literatura que é mais lenta e pesada, e que você precisa mesmo de tempo para absorver em toda a sua grandeza e totalidade. Ainda mais quando se trata de uma sociedade e cultura tão diferentes da nossa, pois necessita que você abra a sua mente para compreender a forma de pensar dos personagens e o pano de fundo da história.

Para variar, o autor destila maravilhas em forma de personagens... são sentimentos, dúvidas, emoções e acontecimentos históricos deliciosamente escritos. E esse volume faz juz ao seu título... é uma ode à nostalgia! E com ela, o fim de uma saga fantástica! Nada como um bom escritor para transformar coisas absolutamente comuns em uma história tão surpreendente! E com reviravoltas que você não espera! Mahfouz acertou o ponto mais uma vez!

Já a edição... novamente, tem muitas notas de rodapé muito interessantes e instrutivas, mas peca em detalhes indesculpáveis. Eu sei que é comum a transliteração do árabe sofrer muitas variações no português, o próprio autor sofre com isso, você encontra Naguib e Nagib, e o sobrenome varia entre Mahfouz, Mafouz, Mahfuz e Mafuz. Mas isso é inaceitável dentro de um mesmo livro. Simplesmente inaceitável. Agora, não sei se esse problema é herdado da edição francesa, de onde a em português foi traduzida... mas independente disso, fica o ponto negativo. E uma mancha na editora. (BestBolso para referências futuras)

E vou parar por aqui, porque já estou com dificuldades em não dar spoilers!!!

E então, alguém já leu essa trilogia para conversar comigo? Adoraria trocar idéias!

Nota 10, porque mais do isso não tem...

Um comentário:

  1. Eu ja li e adorei! Realmente é como vc diz, logo que termina o livro fica com saudades dos autores! Um ótimo livro recomendado! Eu me apaixonei pelo estilo de literatura

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: