Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Palácio do Desejo - Trilogia do Cairo vol 2

SPOILER FREE



Esse post chega meio atrasado, pois já terminei o livro há mais de uma semana... mas ando enrolada e só agora consegui parar para escrever.

Estou adorando a trilogia do Cairo! Que saga fascinante! Se o primeiro livro é muito bom, o segundo não fica atrás! As modificações na sociedade e nos pensamentos e comportamentos dos personagens caracterizam de forma brilhante as transformações da época! E de quebra com uma sensibilidade e delicadeza que já estão se tornando (para mim) uma marca registrada de Naguib Mahfouz!

A edição de bolso continua bem trabalhada, com notas de rodapé muito ilustrativas e que ajudam a cituar historicamente o leitor... o que é especialmente interessante para mim, que me interesso muito pela história e cultura do mundo árabe. Ver coisas que você já estudou sendo narradas na história é muito legal! Fiquei até emocionada quando o autor citou Om Kalsoum! (cantora egípcia considerada até hoje como a grande voz do Egito e de quem, obviamente, sou grande fã)

Outra coisa interessante, mas isso passa desapercebido na tradução francesa, e por consequência, na em português, é o nome dado a cada livro. Cada livro tem o nome de um bairro do Cairo antigo, onde se situa uma das casas das famílias dos personagens, e ainda por cima mostra qual será a história predominante do livro. Então, enquanto o primeiro livro se chama "Entre dois palácios" em português (o que é aceitável, dada a importância dada aos casamentos no primeiro volume), em árabe o nome do livro é o bairro onde mora o patricarca da família, e justamente onde se passa a maior parte da trama.

O segundo livro se chama o "Palácio do desejo" (alusão bem sucedida também ao cunho amoroso dado a esse volume), mas, o nome em árabe é de outro bairro, onde mora o filho mais velho do patricarca.

Já o terceiro livro se chama "O jardim do passado" (ainda estou descobrindo o porquê), e o nome em árabe é do bairro onde moram a maior parte dos netos.

Não é fantástico isso?

Infelizmente falar mais sobre os livros vai acabar dando em spoiler... mas posso dizer que, se o primeiro volume mostra as mudanças políticas que ocorrem na época, o segundo volume da trilogia é o que mostra mais claramente as mudanças culturais. Você percebe bem o choque entre as gerações, entre o novo e o antigo (não só de pensamento, mas também de tecnologia) e a luta dos jovens para modernizar o país. Tudo isso como pano de fundo para amores e aventuras amorosas, do jeito meloso que os árabes tanto gostam... o que não quer dizer que seja como nos contos de fadas, com amores que duram para sempre, vejam bem (não quero fazer propaganda enganosa também). Afinal, se trata de uma história humana.

Nota 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: