Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de maio de 2014

O Caçador de Pipas



SPOILER FREE

E depois de alguns anos fugindo desse livro, uma prima minha me emprestou (ele ainda foi lido em abril, mês dos livros emprestados) e resolvi finalmente encarar o best-seller.

Tinham me falado tanto de como esse livro é pesado que eu esperava algo muito pior do que o apresentado. Para pessoas mais sensíveis realmente a história pode ser chocante, mas, não sei, acho que já li tanta coisa complicada e ruim que não fiquei assustada (não sei se isso é bom, mas foi o que aconteceu). Não que diminua a gravidade da história, mas não achei nenhuma grande novidade.

Aliás, esse é um dos problemas do livro, é muito cheio de clichés. Outro problema é que a história não evolui, o personagem principal lida com o seu trauma de infância e sua culpa exatamente da mesma forma ao longo de quase toda a narrativa, o que além de ser chato, evidencia um personagem superficial, o que é fatal num livro onde todo o objetivo parece ser contar a sua evolução (com a história do Afeganistão como pano de fundo apenas). Eu esperava mais, muito mais.

Por conta disso, o livro passa uma sensação de repetição, é sempre a mesma ladainha, sem grandes floreios literários que poderiam tornar a coisa poética ao invés de chata. A leitura se torna lenta, e o que me fez continuar foi mais a curiosidade sobre como a história do Afeganistão se desenrolaria e o que o personagem teria para contar sobre isso do que sobre o seu drama pessoal. Achei uma pena, porque o enredo tinha muito potencial.

Nota 7.

2 comentários:

  1. Concordo contigo, Laura, mas eu fiquei mto tocada com a história e me lembro que chorei litros lendo este livro enquanto eu fazia uma viagem de ônibus. Algumas pessoas devem ter me visto chorar, mas eu sou sensível mesmo. Mas, não sei se viste o filme, mas eu achei bem pior que o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não vi o filme... mas normalmente os filmes são piores que os livros...

      Excluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: